Portal do Governo Brasileiro

Correio Eletrônico

Enviado por Dataprev - Quarta, 29 de julho de 2009

Todas as informações de correio eletrônico da Previdência Social são processadas pelos  computadores da Dataprev. A empresa possui  atualmente 14 servidores que são responsáveis pelo tráfego de 100 mil mensagens/dia recebidas e enviadas pelas três Casas (MPS, INSS e Dataprev).

O armazenamento das mensagens é feito através de um storage que tem a capacidade de guardar quase 20 terabytes.

Além da grande capacidade de armazenamento, a Dataprev está investindo também em soluções livres para gerenciar os serviços de mensageria. Desde 2008, a empresa vem substituindo as ferramentas tradicionais, como o Outlook e o Thunderbird pelo o gerenciador de e-mail Expresso.

O Expresso disponibiliza serviços de catálogo de endereços, agenda, sistema de comunicados e pastas compartilhadas, além da caixa de e-mail. O Expresso desenvolvido pela a Previdência é o maior caso de uso de uma solução groupware, adotado por uma empresa pública, no Brasil e um dos maiores da América Latina.

Para a aquisição dos servidores e do storage foram investidos R$ 731 mil. Os equipamentos, instalados no Rio de Janeiro, foram adquiridos em 2008 e serão usados exclusivamente para a ferramenta de software livre Expresso.




Tags: , , , , , ,
Dataprev - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
Centro Empresarial Parque Cidade Corporate
Setor Comercial Sul Quadra 9 Bloco A, Torre B, 1º e 2º andares - Brasília - DF - CEP 70308-200
Telefone: +55 61 3207-3000
Logo da Licença Creative Commons Todo o conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.