Portal do Governo Brasileiro

Portal MTE Mais Emprego é apresentado no Conip 2011

Enviado por Daniella Clark - Quinta, 17 de novembro de 2011

O Portal MTE Mais Emprego, desenvolvido e mantido pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi destaque da apresentação realizada pelo presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, nesta quinta-feira (17), durante o Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública, Conip 2011, no Rio de Janeiro.

Entre os números citados pelo presidente e que traduzem o trabalho realizado pela Dataprev está o processamento de 2,5 milhões de benefícios de seguro-desemprego por mês, além de um cadastro de 10 milhões de trabalhadores e 16 mil usuários em 2,5 mil postos de atendimento. Ele ressaltou que o objetivo do portal é facilitar o acesso de trabalhadores e empregadores ao sistema público de emprego.

“Com a implantação desse sistema, uma série de benefícios puderam ser alcançados. Um dos principais é a criação de uma base única de trabalhadores e oportunidades de emprego e qualificação em nivel nacional. E com batimento on-line com a base do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais)”, afirmou.

Presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, durante apresentação no Conip

O portal é finalista do 14º Prêmio Conip de Excelência e Inovação na Gestão Pública, cujo objetivo é identificar e divulgar as iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, bem como organizações não governamentais e fundações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.

No Portal MTE Mais Emprego estão sistemas como o Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Plano Nacional de Qualificação. Por um único canal, acessível via internet, o trabalhador concorre a vagas em todo o país.

A aplicação do que está previsto em lei em relação ao seguro desemprego e melhorias nos processos de batimento geram ainda uma expectativa de economia ao MTE, que tem como meta uma economia  de 25% da concessão do seguro-desemprego até 2019. Nos estados em que o portal foi implantado há cerca de um ano — Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — foi verificada uma economia de 10% do valor pago.

Já no âmbito da Previdência Social, o presidente Rodrigo Assumpção ressaltou durante sua apresentação que a automação do processo de reconhecimento de benefícios do Regime Geral de Previdência possibilitaram benefícios ao cidadão como a aposentadoria em até 30 minutos e a carta-aviso, enviada àqueles que já possuem condições de se aposentar. Assumpção citou ainda os serviços que podem ser acessados hoje de qualquer local do país, por meio do Portal da Previdência Social.

Sobre o Conip – O congresso é reconhecido como um dos principais eventos na área de governo eletrônico, reunindo os principais líderes dos governos municipais, estaduais e federal e grandes empresas fornecedoras de soluções de TI. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos de Tecnologias e Inovação para a Gestão Pública ( ITIP, antigo Instituto Conip) e pelo IBC (pertencente ao Informa Group).




Tags: , , , , , , , , ,
Dataprev - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
Centro Empresarial Parque Cidade Corporate
Setor Comercial Sul Quadra 9 Bloco A, Torre B, 1º e 2º andares - Brasília - DF - CEP 70308-200
Telefone: +55 61 3207-3000
Logo da Licença Creative Commons Todo o conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.