Portal do Governo Brasileiro

Inovação com sucesso no moving CPDF

Enviado por Thais do Carmo - Quinta, 03 de maio de 2012

O prazo curto, apenas 4 dias, para o moving do Centro de Processamento Distrito Federal (CPDF) foi inovador e um sucesso. Programado desde novembro de 2011, o cronograma de 4 dias de transferência do 2º subsolo do prédio anexo ao edifício-sede para a nova sala-cofre, localizada na sobreloja do mesmo prédio, teve que ser cumprido à risca para não haver falhas nem prejuízos, tanto para clientes quanto para a Dataprev.

Daniel Darlen, diretor de Infraestrutura de TIC da Dataprev, ficou muito satisfeito com o resultado do moving. “Hoje, 2 de maio de 2012, a gente considera que foi um dia bastante vitorioso. Foi um processo intenso, bastante crítico, com um nível de interação entre as equipes muito intenso, não só as equipes da Dataprev, mas também as equipes de fornecedores”.

A transferência foi iniciada na sexta-feira (27) às 22 horas com o contingenciamento para o Rio de Janeiro do Portal e do Blog da Previdência, do Blog do Planalto e o controlador de domínio Dataprev DF. Concluída essa fase, a equipe do CPDF entregou o trabalho à ACECO/TI, empresa contratada para prestação de serviço de implementação de infraestrutura de Data Center. Assim que foram desligados todos os equipamentos a ACECO/TI iniciou os trabalhos pela parte elétrica.


O sábado, 28, foi inteiramente dedicado ao moving – termo técnico usado para a mudança de infraestrutura de TI. Foram usados guindastes para transferir os equipamentos de andar reduzindo, assim, as chances de danos. No domingo (29) foram realizados a montagem dos equipamentos e o cabeamento para ligar a rede de dados, conectando a internet à infovia. Na segunda-feira (30) foram instaladas as fibras, montaram os storages e conectadas as suítes aos servidores na sala-cofre. Também foi feita a climatização e os circuitos começaram a ser restabelecidos. Na terça-feira (1) toda a equipe técnica do CPDF esteve presente para realizar os pequenos ajustes e deixar tudo pronto dentro do prazo.

Entenda o processo - Todo o processo de moving durou aproximadamente 6 meses e envolveu diretamente cerca de 40 técnicos especializados além de todo o corpo gerencial. Segundo Darlen, tudo ocorreu como foi planejado e todos os problemas foram superados dentro do prazo. “Eu atribuo muito essa superação à dedicação da equipe. A minha equipe trabalhou de uma forma exemplar”, comenta o Diretor.

O sucesso da transferência dos equipamentos armazenados para o novo ambiente foi acompanhado de perto pelo presidente da empresa – Rodrigo Assumpção e pelo secretário-executivo do Ministério da Previdência Social – Carlos Gabas. Em visita às novas instalações do Data Center no sábado (29), as autoridades conheceram todos os ambientes, acompanharam o processo de instalação de cabos e eletricidade e observaram atentos as mudanças estruturais que representam o fortalecimento da empresa. “Estou muito feliz de acompanhar o crescimento da Dataprev e vivenciar todas essas inovações”, comentou Carlos Gabas durante a visita guiada pelo presidente Rodrigo Assumpção.

Próximos passos - Destaca-se neste processo o profissionalismo por parte da equipe técnica do CPDF que trabalhou com empenho e não mediu esforços para deixar tudo funcionando. O CPDF contou também com o apoio das áreas de gestão e redes do Rio de Janeiro. Eliaz Mussi, superintendente de Operações da Dataprev, parabenizou todos os envolvidos no processo. “Estão todos de parabéns. Foi um trabalho muito difícil, muito cansativo, mas todos se saíram muito bem.” Os próximos passos serão a modernização dos Data Centers de São Paulo e depois do Rio de Janeiro.

*por Aline Pessotti.




Tags: , , ,
Dataprev - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
Centro Empresarial Parque Cidade Corporate
Setor Comercial Sul Quadra 9 Bloco A, Torre B, 1º e 2º andares - Brasília - DF - CEP 70308-200
Telefone: +55 61 3207-3000
Logo da Licença Creative Commons Todo o conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.