Ir para o conteudo 1

Diretor de Tecnologia e Operações abre Mês da Segurança da Dataprev.A informação, em qualquer dos seus formatos, é o principal ativo do usuário, e das instituições, públicas ou privadas. Tendo isso em mente e para promover o debate sobre a segurança da informação, a Dataprev realizou, nesta terça-feira (3), na sede da empresa, em Brasília, a abertura do Mês da Segurança. O evento, com atividades até 31 de outubro, tem ações voltadas para os empregados e também palestras com especialistas abertas ao público.

O diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Matheus Belin (foto à esquerda), abriu a programação representando o presidente da empresa, André Leandro Magalhães, e ressaltou o aumento da discussão sobre a segurança da informação.

“É uma tendência mundial usar o mês de outubro como marco de campanhas e ações de conscientização sobre a importância do acesso seguro a informações. Isso não poderia ser diferente na Dataprev”, afirmou o diretor.

Já o superintendente de Governança e Gestão Estratégica, Porphírio Miranda, destacou a importância desse primeiro evento. “A área de governança chega à Dataprev para, entre outras atribuições, promover a segurança da informação e a gestão de riscos corporativos. A realização deste primeiro Mês da Segurança demonstra o compromisso da empresa com o assunto”, afirmou o superintendente.

Superintendente de Governança e Gestão Estratégica destaca importância do Mês da Segurança da Dataprev durante abertura do evento.Marcela Formighieri, coordenadora de Planejamento de SIC e Continuidade de Negócios da Dataprev, apresentou a agenda do mês e enfatizou a importância de dedicar o período à conscientização dos empregados sobre a segurança.

“A Dataprev exige dos empregados a atualização sobre melhores práticas de segurança e, ainda assim, vemos que ainda é preciso aperfeiçoar medidas”, esclareceu a coordenadora. Marcela Formighieri ressaltou ainda que um mês dedicado à segurança é benéfico para que todos revejam suas práticas, tanto na empresa quanto na vida pessoal.

Privacidade e segurança, por sua vez, foram os temas abordados pelo especialista Danilo Doneda, consultor do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em sua apresentação.

“É um erro comum as pessoas considerarem que são temas antagônicos. Muito pelo contrário. Garantir a privacidade do usuário está no cerne da questão da segurança da informação”, defendeu o consultor. Para exemplificar a importância do tema na atualidade, Danilo Doneda falou sobre as maiores empresas do mundo.

“Das cinco maiores companhias da atualidade, quatro são de tecnologia e duas, o Facebook e o Google, vivem exclusivamente de dados. Hoje em dia nada vale mais do que a informação. É nesse cenário que eu preciso pensar em proteção de dados, preciso falar de criptografia, que é a maneira mais segura do cidadão, de empresas ou do governo de preservarem suas informações”, concluiu.

Palestrante Danilo Doneda fala sobre segurança e privacidade durante abertura do Mês da Segurança da Dataprev.A segurança da informação do ponto de vista jurídico foi abordada por Doneda, mas o tenente-coronel José Garcia da Luz falou detalhadamente sobre o assunto ao abordar a Política Nacional de Segurança da Informação.

O tenente-coronel Garcia é coordenador-geral de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações e Segurança Cibernética do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, razão pela qual seu enfoque na legislação despertou interesse dos presentes no evento.

“A Política Nacional de Segurança de Informação irá definir regras específicas de cada instituição da administração pública, ao mesmo tempo em que permitirá diálogo permanente para coordenar as ações conjuntas”, avaliou o tenente-coronel. Segundo ele, a iniciativa da Dataprev de promover o Mês da Segurança antecede preocupações que a política do Governo Federal elenca a fim estimular comportamentos seguros no acesso, gestão e divulgação de informações.

Programação - O Mês da Segurança da Dataprev tem atividades até o fim de outubro. Além das palestras, vídeos com dicas de segurança, entrevistas com especialistas e práticas educativas, fazem parte da programação. “Nós vamos aprender fazendo. Algumas das práticas serão comunicadas antes para o empregado se preparar e outras visam exatamente conhecer a capacidade de lidar com situações de risco a que estamos sujeitos”, destacou a coordenadora Marcela Formighieri.

 Quem quiser acompanhar o evento, com atividades em Brasília e no Rio de Janeiro, deverá confirmar presença pelo e-mail comunicacao@dataprev.gov.br ou pelo telefone (61) 3207-3340.

Agenda

10/10

15h Palestra: Corrupção e Legislação Anticorrupção - Carlos Alexandre Garcia Gama (coordenador de Responsabilização de Pessoas Jurídicas na Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda.)
Local: Brasília

17/10
10h Palestra: Segurança no Desenvolvimento para Internet of the Things, IOT -  Anchises Moraes (analista de Inteligência em Fraudes na RSA)
Local: Rio de Janeiro

24/10
14h Palestra: Gestão de Risco na Administração Pública  -  Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda (assessor especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento)
Local: Brasília

30/10
14h Palestra: A Nova Estrutura de Segurança e Defesa Cibernética no Reino Unido - Ricardo Vilella (conselheiro de Segurança na Embaixada Britânica em Brasília)
Local: Brasília