Ir para o conteudo 1

Geradores do Data Center São PauloA falha no fornecimento de energia que atingiu na manhã de terça-feira (26) diferentes regiões da capital paulista não afetou os serviços hospedados pela Dataprev no Data Center São Paulo. Segundo o gerente Anderson de Araújo Silva, no momento da interrupção, três geradores foram acionados e garantiram a operação durante uma hora. “Os geradores foram mantidos nesse período para garantir que nenhuma outra queda de energia afetasse os serviços”, explicou o gestor.

Os equipamentos — usados para sustentar a carga crítica de TI em momentos de instabilidade no fornecimento de energia — tiveram sua capacidade ampliada para 1.100 kVA cada em  2014, durante o processo de modernização do site. Desde 2016, o data center conta com a certificação Tier III em design. O selo, conferido pelo UpTime Institute, atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação.

No Data Center São Paulo estão hospedados, por exemplo, soluções desenvolvidas e mantidas pela Dataprev para a Receita Federal do Brasil, como a emissão da Certidão Negativa de Débito (CND) por parte dos contribuintes. No local estão hospedados ainda o Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade, usado na concessão de auxílios-doença, e a solução que faz a integração entre os dados do eSocial e do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Segundo informações divulgadas pela AES Eletropaulo, o desligamento na rede de transmissão de energia, que é de responsabilidade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica (CTEEP), ocorreu às 10h33 desta esta terça-feira. De acordo com a companhia, a energia foi restabelecida cerca de 20 minutos depois. A falha da CTEEP desligou 20 subestações da AES Eletropaulo e atingiu 600 mil clientes da distribuidora.