Acompanhe a Dataprev

Prestes a completar 3 anos e com 4 milhões de downloads, o Sine Fácil, aplicativo mobile desenvolvido pela Dataprev para a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – tem como objetivo auxiliar os trabalhadores a encontrarem, de forma prática e rápida, vagas adequadas ao seu perfil, acompanhar processos seletivos, entre outros serviços.
 
O Sine Fácil começou a ser desenvolvido em 2016, mas só foi lançado oficialmente em 23 de maio de 2017. Pelo App, o trabalhador verifica disponibilidade de vagas de emprego, atualiza seu currículo, acompanha processos seletivos, consulta entrevistas agendadas e informa o resultado do processo de contratação.
 
Rodrigo Vieira, gerente da Divisão de Gestão de Serviços da Previdência e Trabalho (DIPT) da Dataprev, ressaltou o volume de atendimento. “Desde que o App foi disponibilizado ao cidadão, sendo a maior parte na plataforma Android, os resultados alcançados somam cerca de 2 milhões de encaminhamentos (direcionamento de um trabalhador para uma entrevista de emprego) com cerca de 60 mil colocações (ação onde o trabalhador é formalmente contratado pelo empregador). O aplicativo possui ainda boa avaliação na loja de aplicativos da Google”, disse Vieira.
 
Segundo Tadeu de Souza, gerente de Departamento de Serviços do Trabalho, Receita e Outros Clientes (DEFT), o aplicativo vem evoluindo, com a inclusão de novas funcionalidades, como o agendamento de entrevistas, a escola do trabalhador, entre outras. “O App também está contribuindo para a redução das filas de atendimento e para economia de recursos financeiros do trabalhador”, comentou Souza.
 
Gilmar Queiroz, superintendente de Produtos e Informações (SUPI), ressalta que a recolocação profissional, também conhecida como intermediação de mão-de-obra, é composta por um conjunto de ações realizadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e por sua rede de atendimento. “O intuito é tanto de contactar empresas para identificar novas oportunidades de emprego quanto de realizar o acolhimento, orientação e encaminhamento dos trabalhadores às empresas mais adequadas para seu perfil”, ressaltou Queiroz.
 
Como acessar o Sine Fácil
Para ter acesso às funcionalidades do Sine Fácil  é necessário baixar o aplicativo e realizar a validação de alguns dados cadastrais na plataforma gov.BR (plataforma do Governo Federal para acesso a todos os serviços pelo cidadão).
 
Após a instalação do aplicativo, o trabalhador precisará se autenticar para utilizar os serviços disponíveis. O sistema solicitará os dados do trabalhador (CPF) e senha. Após a autenticação, o usuário terá acesso à tela de serviços disponíveis