Acompanhe a Dataprev

BlockchainDesde que começou a ser utilizado em criptomoedas, o Blockchain chamou atenção do mundo e na Dataprev não foi diferente. Os empregados imediatamente perceberam a possibilidade de usar essa tecnologia para oferecer serviços e produtos aos clientes do setor. Naquele momento, a ideia era poder usar as capacidades e a segurança desta tecnologia para criar soluções para o compartilhamento digital de dados em um formato diferente com segurança.

A solução desenvolvida em Blockchain pela Dataprev é inovadora e possibilita o compartilhamento seguro de informações e dados com total responsabilidade. Essas, são as garantias que a empresa apresenta para elaborar novos produtos que possam melhorar a cidadania digital da população brasileira.

William Veronesi, gerente do Departamento de Inovação da Dataprev, informou que um dos maiores problemas atualmente está na integridade de informação, pois uma vez que esta é colocada em uma rede Blockchain, é virtualmente impossível alterá-la. Assim, em agosto de 2018, o Departamento de Inovação começou a avaliar a ferramenta e as possibilidades que poderiam atender clientes da empresa e apresentar soluções aos problemas com a segurança de seus dados.

O gerente explicou que bastaram apenas dois meses para que o time Dataprev, a partir de casos de clientes apresentassem o produto Blockchain, como um serviço oferecido e disponibilizado pela empresa. “Conseguimos identificar seus pilares de uma forma que pudéssemos atender genericamente a diversos clientes ao mesmo tempo”, informou Veronesi.

André Côrte, que acumula as diretorias de Desenvolvimento e Serviço; e de Relacionamento e Negócio da Dataprev, declarou que a partir dessa experiência, o time de inovação começou a desenvolver protótipos e possibilidades para apresentar aos clientes a solução com as capacidades da tecnologia Blockchain.

O diretor relatou que a empresa continua investindo e fortalecendo os times de tecnologia para alcançar outros desafios e outros clientes. “O Blockchain tem um grande potencial e pode ajudar em diversos desafios. Temos um “case” em desenvolvimento para atendimento e gerenciamento de compartilhamento de dados, tratando o consentimento como peça fundamental. A tecnologia está disponível no Marketplace da Dataprev e, até o momento, não houve necessidade de alterar o produto”, ressaltou Côrte.

André Côrte acrescentou que diversos clientes também solicitaram o serviço, de acordo com suas necessidades, além de potenciais outros contratantes manifestaram interesse na tecnologia desenvolvida. “Estamos aproveitando a mesma base, o mesmo princípio para atender diversas outras demandas e necessidades. Trata-se de uma tecnologia que casa perfeitamente com os objetivos, desafios e soluções que a Dataprev deseja oferecer à sociedade”, analisou Côrte.

Em relação aos desafios para 2020, o diretor André disse que a empresa está criando um centro de excelência em desenvolvimento em Blockchain. “Temos diversas ações para levar essa tecnologia aos nossos clientes, bem como usar em produtos já existentes. Utilizar o potencial dessa tecnologia é uma forma de contribuir para uma sociedade mais digital”, finalizou André.