Ir para o conteudo 1

Palestrante fala perante público durante o primeiro painel do Fórum de TIC DataprevTecnologia que possibilita maior agilidade e segurança às transações digitais, o Blockchain é apontado pelo Gartner como uma das dez principais tendências estratégicas para 2017. O debate em torno do tema reúne especialistas da Dataprev, da Microsoft, da Blockchain Academy, da A Star Labs e do Blockchain Research Institute (BRI), nesta quinta-feira (31), em Brasília, na 73º edição do Fórum de TIC. O evento abordará a aplicabilidade da solução tecnológica em esferas empresariais e governamentais.

Na abertura do fórum, o assessor da Presidência da Dataprev Antonio Hobmeier falou sobre pesquisas que estão sendo feitas no mercado de TI e pela Dataprev para utilizar a tecnologia. “O estudo do Blockchain é uma busca para desburocratizar os processos no país por meio do processo único proposto pela solução. Precisamos olhar para essa tecnologia, o que ela se propõe a resolver dentro do mercado de TI, qual a real aplicabilidade e o que vai ser entregue para a sociedade”, ressaltou.

Em seguida, Gabriel Aleixo (foto à esquerda), da A Star Labs, apresentou os principais conceitos do Blockchain, partindo de exemplos de seu principal uso, atualmente, nas transações de Bitcoins: “Essa solução combina diversas tecnologias que nós já utilizamos. A principal proposta é ser um sistema de confiança, passamos a não ter que depender apenas de pessoas para verificar transações. Isso evita erros e fraudes em operações”.

Após a apresentação da A Star Labs, o representante da Microsoft, Ronan Damasco, ministrará a palestra “Aplicabilidade da tecnologia nos diversos mercados”. Na parte da tarde, Rosine Kadamani, da Blockchain Academy, falará sobre o uso da tecnologia no contexto do governo e da cidadania. O quarto e último painel tratará sobre o futuro, perspectivas e expectativas sobre o uso da tecnologia e será apresentado por Carl Amorim, do Blockchain Research Institute.

Vídeos dos palestrantes podem ser acompanhados durante o evento no perfil da Dataprev no Facebook.

Sobre o Fórum de TIC – Realizado desde fevereiro de 2009, o Fórum de TIC Dataprev abre espaço para apresentação de melhores práticas, discussões e trocas de experiência sobre diversos assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação. Até o momento, a empresa já discutiu temas como gestão de projetos ágeis, inclusão social, redes de telecomunicações, qualidade de dados, banco de dados, acessibilidade, software livre, segurança da informação, novas mídias, cooperação internacional, computação cognitiva, entre outros.


O assessor da Presidência da Dataprev Antonio Hobmeier durante a abertura do evento