Acompanhe a Dataprev

Homem acessa CTPS digitalApontado pela Exame como uma das cinco boas opções de aplicativos a serem instalados em smartphones, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital já conta com mais de um milhão de usuários. Desse total, 86% dos downloads foram realizados em dispositivos Android e 14%, em iOS. Desde setembro, a Carteira de Trabalho Digital substitui o documento em papel, trazendo comodidade para o trabalhador, além de reduzir custos e burocracia.

A mudança — mais uma etapa da Transformação Digital de serviços do Governo Federal — refletiu no aumento de downloads nas lojas de aplicativos a partir de setembro, quando foi publicado no Diário Oficial da União a portaria que regulamenta o uso da Carteira de Trabalho Digital.

Segundo estatísticas da Dataprev, o número de instalações chegou a 358.544 em setembro na Google Play, contra uma média 40 mil em meses anteriores. Já na App Store, foram realizados 62.911 no mesmo mês, contra média de sete mil nos demais períodos. No total, o aplicativo já conta com 1.188.466 usuários nas duas plataformas.

Desenvolvido pela Dataprev e lançado em 2017, o aplicativo agora permite a emissão da CTPS apenas com o CPF, que passa a ser o único número necessário para contratação de trabalhadores em empresas aderentes ao e-Social. Outra facilidade é que o cidadão passa a ter acesso ao documento em apenas um dia.

Todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes) e anotações (férias, salário etc) serão feitos apenas eletronicamente, podendo ser acessados de qualquer lugar pelo aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, ou pelo portal de serviços do governo.

Estimativas do Ministério da Economia indicam que a medida deve gerar uma economia de R$ 888 milhões, tanto para os usuários como para o governo. Por ano, cerca de sete milhões de carteiras em papel (1ª e 2ª vias) são solicitadas no país.

Dúvidas de trabalhadores e empregadores estão respondidas em um infográfico preparado pela Dataprev, com base nas orientações do Governo Federal.

Clique aqui para acessar o perguntas e respostas completo

Infográfico sobre CTPS Digital