Ir para o conteudo 1
Desde fevereiro de 2009, o Fórum de TIC Dataprev abre espaço para discussões, apresentações de melhores práticas e troca de experiências sobre assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação. Os Cadernos de Debates são publicados a partir da transcrição dos áudios das apresentações dos palestrantes convidados e dos debates realizados entre os participantes.

Caderno de Debates – nº 57 – Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas

Saúde e Qualidade de Vida nas empresas foi o tema do 57º Fórum de TIC da Dataprev. Nele, representantes de empresas estatais, como a Eletrobras, a Petrobras e a própria Dataprev, e do Hospital Hospital Alemão Oswaldo Cruz apontaram como a tecnologia se tornou aliada da saúde e da qualidade de vida das pessoas em todos os lugares.

Ícone pdfCaderno de Debates 57 (arquivo .pdf 180 KB)

Caderno de Debates - nº 56 - DevOps _ Comunicação, Colaboração e Integração para Entrega Contínua e Operações Estáveis em TIC

Participaram do 56º Fórtum de TIC Dataprev convidados da Globo.com, da IBM ed a New Relic, para debater o DevOps, nova metodologia de desenvolvimento de software que tem como principal objetivo automatizar os processos operacionais.

Caderno de debates 56 (arquivo .pdf 514.37 KB)

Caderno de Debates nº 55 - Segurança Física e Patrimonial

Representantes da Eletronuclear, Alog, Casa da Moeda e Dataprev debateram as ações de segurança efetivadas pelas empresas públicas e privadas, assim como os desafios atuais da gestão de riscos.

Ícone PDFCaderno de Debates 55 (arquivo .pdf 397.54 KB)

Caderno de Debates nº 54 - Como Aumentar a Produtividade nas Empresas com o Uso de Ferramentas de Desenvolvimento

O 54º Fórum de TIC Dataprev reuniu representantes do Banco do Brasil, do Serpro, do Banco Central e da própria Dataprev para compartilhar as estratégias para aumentar a produtividade no desenvolvimento de soluções para clientes, sejam internos ou externos,

Ícone PDFCaderno de Debates 54 (arquivo .pdf 461.87 KB)

Caderno de Debates nº 53 - Redes Sociais Corporativas

Redes sociais corporativas foram o tema do 53º Fórum de TIC, que reuniu representantes de empresas com perfis, segmentos de atuação e também experiências bem diferenciadas de uso da ferramenta, caso da própria Dataprev, da IBM, da Sony, da CPFL e da Totvs.

Ícone PDFCaderno de Debates 53 (arquivo .pdf 426.12 KB)

Caderno de Debates nº 52 - Eficiência Energética e Mercado Livre de Energia

Eficiência e Mercado Livre de Energia foram os temas em discussão no 52º Fórum de TIC, que reuniu transmissores, distribuidores e empresas de comercialização de energia elétrica, além de engenheiros da própria Dataprev. Os especialistas compartilharam experiências de racionalização energética.

Ícone PDFCaderno de Debates 52 (arquivo .pdf 406.24 KB)

Caderno de Debates nº 51 - Master Data Management

Tema do 51º Fórum de TIC da Dataprev, MDM é um conjunto de processos e ferramentas para dar maior qualidade aos chamados dados mestres não transacionais, garantindo consistência e controle de uso das informações hospedadas nos computadores. Participaram do debate representantes da Dataprev, do Banco Central, da Caixa e da Blensson & Blonsson,

Ícone PDFCaderno de Debates 51 (arquivo .pdf  430.19 KB)

Caderno de Debates nº 50 - Proteção de Dados

O conceito de proteção de dados, suas várias implicações e as diversas experiências de implementação de formas de evitar o uso indevido e criminoso de informações foi a pauta do 50° Fórum de TIC Dataprev, que reuniu representantes da Dataprev, do INSS, do Banco do Brasil, do TCU e da SNIA (Storage Network Industry Association), que trabalha com segurança de dados.

Ícone PDFCaderno de Debates 50 (arquivo .pdf 466.35 KB)

Caderno de Debates nº 49 - Gestão de Relacionamento nas Empresas Estatais

Os participantes do 49º Fórum de TIC abordaram as formas de gestão de relacionamento das empresas estatais com os clientes. As melhorias descritas nas diferentes experiências dos convidados -- do Serpro, da Sucesu,  da Prodam, e da própria Dataprev --  envolvem maior transparência, com efeitos diretos na qualidade e produtividade durante o desenvolvimento de software.

Ícone PDFCaderno de Debates 49 (arquivo .pdf 406.9 KB)

Caderno de Debates nº 48 - Gestão de Compras de TI nas Empresas Estatais

Gestão de Compras de TI nas Empresas Estatais foi o tema da 48ª edição do Fórum de TIC Dataprev, que reuniu especialistas em aquisições e contratações de bens de tecnologia da informação em empresas públicas e privadas. Os palestrantes compartilharam estratégias de negociação, experiências de contratação de grandes volumes, compras compartilhadas e centrais de compras. Para o gestores, revela-se crucial alinhar as rotinas para aquisição dos bens ao planejamento corporativo.

Ícone PDFCaderno de Debates 48 (arquivo .pdf 482.75 KB)

Caderno de Debates nº 47 - Gestão da Inovação no Setor Público

Gestão da inovação foi o tema da edição do 47º Fórum de TIC Dataprev, que reuniu empresas, órgãos públicos e representantes da iniciativa privada para debater o que vem a ser, de fato, inovação nas empresas de TI. Na pauta, a tentativa de conceituar e definir o que seja de fato um processo inovador nas organizações. Os debates incluíram estratégias, detalhamento de recursos, governança, modelos organizacionais e ferramentas voltadas para a geração de uma cultura propícia à  inovação.

Ícone PDFCaderno de Debates 47 (arquivo .pdf 413.39 KB)

Caderno de Debates nº 46 - Gestão da Informação do Processo de Incidentes

A edição do 46º Fórum de TIC Dataprev debateu a Gestão da Informação do Processo de Incidentes, tema de interesse de especialistas e técnicos de TI. As palestras abordaram o desafio diário de gerenciar grandes bancos de dados, garantindo alta  disponibilidade aos sistemas, em especial àqueles que apoiam políticas públicas e programas sociais do governo federal. Participaram convidados do Serpro, do Banco do Brasil, do Metrô de São Paulo, e da Dataprev.

Ícone PDFCaderno de Debates 46 (arquivo .pdf 389.05 KB)

Caderno de Debates nº 45 - Gestão de Risco

Com o tema gestão de riscos, o 45º Fórum de TIC Dataprev discutiu as iniciativas dos órgãos públicos, inclusive da Presidência da República, responsáveis por dar as diretrizes sobre o tema, para garantir a Segurança da Informação e Comunicações (SIC) na administração pública federal. O evento analisou, em particular, a metodologia de Gerenciamento Simplificado de Riscos (GSR). Em suas palestras, se buscou abordar as iniciativas adotadas pelos órgãos públicos para ampliar a segurança no trâmite de suas informações e comunicações internas e externas, compartilhando experiências exitosas de garantia da segurança dessas mesmas informações, mantendo a marca de assegurar sua disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade.

Ícone PDFCaderno de Debates 45 (arquivo .pdf 398.71 KB)