Ir para o conteudo 1

Imagem que mostra urna eletrônica saindo de tela de notebook, dando ideia de processo eleitoral online.A partir de dezembro de 2018, o Conselho de Administração da Dataprev passará a contar com um representante eleito entre os empregados da empresa. A eleição deste conselheiro é regida internamente pelo Regulamento para Eleição de Representante dos Empregados da Dataprev e pelo Edital de Convocação para Candidatura e Eleição. O processo eleitoral tem início nesta segunda-feira (1º) com a divulgação dos instrumentos supracitados.

Para ser representante dos empregados no Conselho de Administração, o empregado será escolhido entre quadros ativos da Dataprev e eleito por voto direto de seus pares. A eleição será realizada, em regra, a cada dois anos e será presidida por Comissão Eleitoral designada pelo presidente da Dataprev.

Com a conclusão da eleição do membro representante dos empregados, o Conselho de Administração da Dataprev contará com sete integrantes, quais sejam, o representante eleito entre os empregados da empresa; quatro conselheiros indicados pelo ministro de Estado da Fazenda, sendo dois deles independentes; um conselheiro indicado pelo ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; além do presidente do INSS ou um conselheiro indicado pelo instituto.

O mandato do membro representante dos empregados no Conselho de Administração eleito em 2018 se encerrará em 5 de maio de 2019, quando será concluído o prazo de gestão dos atuais conselheiros de Administração da Dataprev. A participação de um empregado no Conselho de Administração de empresas públicas estava prevista na Lei 12.353/2010 e passou a ser uma exigência a partir da Lei das Estatais (13.303/2016), que alterou o Estatuto Social da Dataprev para contemplar a obrigação.

Todas as informações sobre o Processo Eleitoral serão disponibilizadas na intranet e no Portal Dataprev, em http://portal.dataprev.gov.br/eleicao-de-representante-dos-empregados-para-o-conselho-de-administracao.