Ir para o conteudo 1

Logo de 43 anos da Dataprev A Dataprev completou em 4 de novembro 43 anos presente na vida do cidadão, provendo a tecnologia necessária para facilitar o acesso aos serviços públicos. Guardiã dos dados sociais brasileiros, processa o pagamento mensal de cerca de 34 milhões de benefícios previdenciários, sem um dia de atraso.

Do dia em que foi sancionada a Lei 6.125, que constituiu a então Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, até hoje, a tecnologia evoluiu e transformou a vida não só dos cidadãos como também das empresas.

Clique aqui para conhecer a história da Dataprev

Se em 1975 o primeiro computador da Dataprev — um modelo Burroughs B-6700 (atual Unisys) — tinha 64K de memória, hoje os três data centers contam com uma capacidade de processamento e armazenamento que ultrapassa a marca de 10 petabytes. Para se ter uma ideia, como 1 petabyte equivale a 1.024 terabytes, os data centers da Dataprev possuem hoje uma capacidade de armazenamento equivalente a mais de 10.240 computadores domésticos.

Por outro lado, se nas décadas de 70 a 90 a digitação (foto) era a porta de entrada dos dados na empresa, hoje conceitos como Big Data, BI & Analytics trazem o desafio de se transformar massas brutas de dados em informação relevante e em oportunidades de negócio ou de ações públicas, no caso de aplicações governamentais.

Escritório de São Paulo, na década de 90: digitação era a principal porta de entrada de dados na empresa

Caso do Sine Fácil, aplicativo desenvolvido pela Dataprev que permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida, vagas adequadas ao seu perfil e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego, por exemplo. Tecnologia e cidadania, juntas, na palma da mão.

Quando o assunto é gestão, a Dataprev chega aos seus 43 anos tendo sido eleita, pela terceira vez, em 2017, a melhor empresa do setor Indústria Digital pela publicação Melhores e Maiores da Exame, da Editora Abril. A empresa foi campeã ainda na categoria Serviços Públicos da 15ª edição da “As Melhores da IstoÉ Dinheiro”, da Editora Três. E, durante o DCD Awards Latin America 2017, recebeu o prêmio internacional de Melhor Prestação de Serviço Digital no Setor Público.

Do primeiro empregado, admitido no dia 5 de março de 1975, até hoje, o corpo funcional soma cerca de 3.800 empregados, presentes em todos os estados. A empresa conta ainda com cinco Unidades de Desenvolvimento, localizadas em Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ).

“O sucesso de uma empresa não acontece por acaso ou por sorte. É motivado, essencialmente, pelo comprometimento e profissionalismo de todos que vestem a camisa diariamente, com responsabilidade e senso de empreendedorismo, e tornam as jornadas de trabalho mais agradáveis e produtivas”, disse o presidente André Leandro Magalhães, em mensagem pelos 43 anos da Dataprev enviada aos empregados.

Esses e outros marcos podem ser conferidos da Linha do Tempo da empresa, elaborada a partir de arquivos da Coordenação-Geral de Comunicação Social e de depoimentos e imagens de empregados que foram testemunhas de todas essas histórias. Quem venham mais delas para contar.