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Página do site ReclameAQUI com avaliação favorável do atendimento prestado pela DataprevA Dataprev, por meio do monitoramento e atuação das equipes da Superintendência de Atendimento (SUAT) no canal ReclameAQUI, construiu uma nova relação com os cidadãos que se dirigem à empresa. Há quatro anos, a Dataprev possui uma conta no canal, criada por iniciativa dos usuários. Desde o segundo trimestre de 2018, a Dataprev vem trabalhando para melhorar sua imagem no site.

Em abril de 2018, o atendimento no portal ReclameAQUI passou a ser realizado pelo Departamento de Atendimento (DETT) com atendimento direcionado, semelhante ao prestado nos demais canais de contato com os usuários. O posicionamento da Dataprev no ReclameAQUI passou por uma transformação radical, que o tornou melhor para o cidadão e rendeu avaliação positiva para a empresa.

De acordo com o superintendente João Lopes, foram mais de 550 interações só nos últimos seis meses e a empresa, em menos de 1 ano, evoluiu de uma classificação de “Não Recomendada” para uma empresa com nota 9.2/10, com taxa de resposta de 99,8%. A Dataprev também recebeu o Selo RA 1000, em setembro de 2018, concedido apenas às empresas que se destacam e possuem excelentes índices de atendimento.

Segundo o gerente do Departamento de Atendimento (DETT), Hermes Palácios, o ReclameAQUI é um canal de atendimento para todos os cidadãos. “As pessoas que utilizam o canal podem expor suas insatisfações com os serviços prestados pela empresa, permitindo assim que a Dataprev auxilie na resolução de incidentes e conheça as necessidades para projetar novos serviços”, contou o gerente.

A gerente da Divisão de Atendimento 1 (DAT1), Andrea Lemos, afirmou que o segredo do salto de avaliação da Dataprev no canal foi seguir as orientações de melhores práticas do ReclameAQUI. Na oportunidade, a empresa foi informada sobre a plataforma e como atender dentro dela. “Fomos orientados a sempre que recebêssemos notificações sobre uma reclamação, entrássemos em contato via telefone, pois assim é possível entender melhor o cidadão e mostrar que conhecemos o seu problema”, disse a gerente de divisão.

A Controladoria-Geral da União (CGU), em reunião realizada em fevereiro de 2019, parabenizou a decisão voluntária da Dataprev de prestar atendimento pelo ReclameAQUI. Durante a reunião também foi informado que atualmente outras instituições públicas estão se adaptando à plataforma.

Ao longo de 2018, os atendimentos prestados foram predominantemente sobre dificuldades de acesso e queixas ao atendimento presencial nas Agências da Previdência Social (APS), respondidas com orientação para que os usuários buscassem a Ouvidoria-Geral da Previdência. De acordo com o Líder da DAT1, Rogério Paixão, a Dataprev continuará dando atenção para o cidadão que utiliza o ReclameAQUI.

“Nós nos orgulhamos de ser uma empresa que a todo momento, e por diversos canais, busca o conhecimento das reais necessidades e insatisfações do cidadão e clientes para melhorar a eficiência e eficácia na disponibilização de serviços públicos digitais ao cidadão brasileiro”, expôs o superintendente João Lopes.