Acompanhe a Dataprev

Dataprev desenvolve sistema para disponibilizar dados do eSocial no CNIS em tempo realA partir de agora, as informações do eSocial são recebidas e disponibilizadas imediatamente no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). A equipe de empregados da Dataprev desenvolveu um sistema capaz de atualizar as informações em tempo real.

Renata Woolf, líder da equipe de serviços do eSocial da Dataprev, comentou que até então, os dados recebidos do eSocial, eram armazenados e qualificados, mas só disponibilizados mensalmente para os processos que utilizam o CNIS, como o reconhecimento automático de direito do INSS, Seguro Desemprego, obtenção do Fundo de Garantia entre outros. “Para se ter uma ideia do tamanho do ganho de tempo, agora a declaração feita pelo empregador até a disponibilização da informação ao segurado, na Carteira Digital, por exemplo, bastam cerca de 2 minutos”, informou Renata.

Renata Xavier, gerente da Divisão de Gestão de Cadastro, acrescentou que todos os dados declarados pelo empregador chegam ao ambiente nacional do eSocial e, posteriormente, são enviados ao Datacenter da Dataprev, de São Paulo. “Em seguida são transformados e enviados para o Rio de Janeiro onde são submetidos a uma série de regras de negócios (Consolidador Laboral) e finalmente disponibilizados no CNIS”, ressaltou a gerente.

Gilmar Queiroz, Superintendente de Produtos e Informação lembrou que, a partir do gigantismo e da complexidade para a implementação do eSocial, foi necessária a construção de uma arquitetura de sistemas específica que atualmente considera a utilização de dois Datacenters (São Paulo e Rio de Janeiro), além de várias etapas de transformação e qualificação dos dados. Este trabalho foi realizado por equipes de diversas áreas técnicas da Dataprev.

O superintendente comentou que a Dataprev precisava garantir a utilização da base do CNIS aos clientes enquanto eram recebidos e processados os dados do eSocial. “Com a nova solução implantada as duas etapas, no caso a disponibilização e a carga das novas informações, são feitas de forma simultâneas e garantidas. As informações como histórico laboral, simulação de tempo de contribuição, requerimento de benefícios e outros serviços serão disponibilizadas imediatamente após serem recebidas. Sem dúvidas são ganhos fantásticos para população brasileira”, opinou Queiroz.