Ir para o conteudo 1

Gestores da Superintendência de Finanças posam para foto com Certificado Empresa Cidadã, conferido à Dataprev na última sexta-feira (7)A 16ª edição do Certificado Empresa Cidadã, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Rio de Janeiro, teve entre as empresas certificadas a Dataprev. É o quarto ano consecutivo que a empresa recebe o reconhecimento que valoriza instituições e profissionais da contabilidade pela transparência a partir da análise das demonstrações contábeis, das informações socioambientais, notas explicativas e do relatório de auditores independentes. O evento de certificação aconteceu na última sexta-feira (7) e reconheceu 54 empresas que atingiram os níveis exigidos pela Comissão de Análise, bem como os profissionais responsáveis pelas informações prestadas.

Marco Macedo, superintendente de Finanças, Antonio Carlos da Cunha, gerente do Departamento de Controladoria, Irinilson Antonio de Almeida Junior, gerente do Departamento de Gestão Contábil, e Rocilene Gonzaga da Silva, gerente do Departamento Financeiro, receberam a certificação em nome da Dataprev. Para o superintendente Marco Macedo, o reconhecimento atesta a preocupação da empresa com a questão socioambiental, já que, além de boas práticas contábeis, são avaliadas ações voltadas à sustentabilidade e à inclusão social. “Receber essa certificação reiteradamente demonstra a preocupação da Dataprev com boas práticas de registro e compliance. É necessário ressaltar o valor de um reconhecimento conferido por uma autarquia como o CRC”, destacou.

A avaliação feita pelo CRC leva em consideração informações contábeis como valores de investimento, auditoria de informações socioambientais, notas explicativas de investimentos nos âmbitos social e ambiental, transparência e a publicação do balanço social, da situação econômico-financeira, entre outros dados de relatórios contábeis. Também são apreciadas informações sociais como valores investidos em recursos humanos, atividades sociais externas e meio ambiente. São prestadas ainda informações sobre o corpo funcional e outras relacionadas ao exercício da cidadania, como a existência de Código de Ética e o posicionamento da empresa na participação de empregados em programas voluntários, por exemplo.

Certificado Empresa Cidadã - Instituído pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro em 2001, o Certificado Empresa Cidadã objetiva incentivar a elevação da qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de organizações de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil. Entre as instituições inscritas, são certificadas aquelas cujas informações alcançam o nível de qualidade exigido pelo regulamento, segundo análise de uma equipe de mestrandos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, os profissionais contábeis responsáveis pelos relatórios das instituições certificadas recebem um Diploma de Mérito Contábil – Empresa Cidadã.