Ir para o conteudo 1

Imagem do edifício-sede da Dataprev, em BrasíliaA Dataprev é uma das finalistas do 7º Prêmio de Melhores Práticas de Sustentabilidade 2018 (Prêmio A3P), concedido pelo Ministério do Meio Ambiente a cada dois anos. A empresa concorre com o projeto de construção sustentável e a premiação acontece no dia 23 de agosto no auditório da Imprensa Nacional, em Brasília. Esta não é a primeira vez que a empresa concorre ao Prêmio A3P. Em 2016, a Dataprev obteve o Selo A3P laranja, por conta de sua atuação ambiental.

Nos últimos anos, a Dataprev passou a adotar o conceito de prédios inteligentes nas reformas e modernizações de suas instalações, com a utilização de tecnologias mais modernas e mecanismos de automação. Entre os exemplos estão o edifício-sede, localizado em Brasília, e o prédio ocupado pela empresa em João Pessoa. Modernizados, os ambientes usam a tecnologia para aumentar a eficiência energética e reduzir os impactos ambientais.

Entre as iniciativas implementadas pela empresa estão iluminação com uso de lâmpadas LED, torneiras com sensores para acionamento automático, reaproveitamento da água da chuva em banheiros e áreas de paisagismo e uso de películas nos vidros para ajudar no controle térmico.

Ao todo, 12 órgãos serão premiados com os melhores projetos de sustentabilidade na Administração Pública. A lista divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente não indica a classificação (1º, 2º ou 3º lugar) na categoria, que será conhecida no dia da entrega dos troféus.

Mais de 70 projetos concorreram à premiação. A escolha dos 12 premiados foi feita por comissão julgadora constituída por especialistas da área, com total autonomia de trabalho. A premiação abrangeu quatro categorias, sem delimitar a instância (municipal, estadual ou federal) e o poder a que pertence (Executivo, Legislativo ou Judiciário). Todos concorreram em igualdade de condições.

O 7º Prêmio A3P tem por objetivo reconhecer o mérito de ações de sustentabilidade desenvolvidas nos órgãos públicos, aos projetos implementados. Outra finalidade é dar visibilidade a esses projetos para que sirvam de exemplo à sociedade e aos demais órgãos.