Ir para o conteudo 1

Mão segurando caneta em primeiro plano, com dois jovens, um rapaz e uma mulher, ao fundoA Dataprev realizará um novo processo seletivo para o preenchimento de 18 vagas do Programa Jovem Aprendiz, no Rio de Janeiro. As inscrições poderão ser realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, das 10h às 16h, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os jovens serão contratados pelo período de até 17 meses, a partir de março de 2018.

Para concorrer, o jovem deve ter entre 16 e 18 anos na data da contratação, estar cursando o ensino fundamental a partir do 7º ano ou o ensino médio em escola pública, além de pertencer à família de baixa renda, com rendimento familiar igual ou inferior a três salários-mínimos (atualmente R$ 2.811).

De acordo com o edital, ficam reservadas aos negros 20% das vagas oferecidas. Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição. Será levado ainda em consideração o critério de equidade de gênero, com a contratação do mesmo número de jovens de ambos os sexos.

A carga horária será de 20 horas semanais ou quatro horas diárias, em turno único das 8h às 12h ou das 13h às 17h, compatível com os períodos de frequência do aprendiz à escola. O dia a dia dos jovens aprendizes contará com aprendizagem teórica, realizada no Senac, e prática, realizada na Dataprev. Aos aprendizes que concluírem o programa de aprendizagem com aproveitamento, o Senac concederá certificado de qualificação profissional, contendo o título e o perfil profissional para as ocupações nas quais foram qualificados.

Inscrições - As inscrições poderão ser realizadas no Senac localizado na Rua 24 de Maio 543, no bairro do Sampaio, nos dias 14 e 15 de dezembro, das 10h às 16h.  No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: cédula de identidade, Cadastro de Pessoa Física - CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS originais.

Processo seletivo - A primeira fase do processo seletivo será um exame com dez questões de raciocínio lógico, que será realizado em 25 de janeiro de 2018, às 11h, no auditório do Senac da Rua 24 de Maio 543. Serão selecionados para a segunda fase do processo seletivo os primeiros 36 candidatos, obedecendo os critérios de equidade de gênero e cota racial. A listagem dos candidatos selecionados será publicada no Portal Dataprev  (www.dataprev.gov.br), em 31 de janeiro.

Na segunda fase do processo seletivo, os candidatos classificados participarão de entrevistas com gestores da Dataprev, que serão realizadas nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2018, às 10h, na Rua Professor Álvaro Rodrigues 460, sala 408, no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A relação final dos 18 candidatos selecionados será publicada, também no Portal Dataprev, em 28 de fevereiro de 2018.

Sobre o programa - Presente em 18 estados, o Programa Jovem Aprendiz da Dataprev tem o objetivo de apoiar a inclusão social dos jovens, ambientá-los ao ritmo e ao ambiente corporativo e oferecer capacitação básica. Desse modo, espera-se aumentar a empregabilidade dos aprendizes e as chances futuras de os jovens ingressarem no mercado de trabalho, com certo grau de qualificação.

Ícone PDFEdital Programa Jovem Aprendiz 2018 (arquivo PDF 49 KB)