Acompanhe a Dataprev

Zika Zero

A Dataprev integra o esforço conjunto da Administração Pública Federal para erradicação do Aedes aegypti e vai intensificar a verificação sistemática de suas instalações e a difusão de informações sobre o combate ao mosquito. “É importante mobilizar a atenção de todos nós para vencermos este desafio”, diz Rodrigo Assumpção, presidente da empresa.
 
Ao longo do ano, serão realizadas vistorias semanais nos prédios da Dataprev – em todas as capitais do país –, e novas campanhas informativas, diz Maria Cabral, coordenadora-geral de Saúde e Qualidade de Vida da empresa. Desde o dia 17 de fevereiro, quando foi estabelecida a vistoria semanal de todos os prédios, as equipes de manutenção e gestão predial já fizeram 101 inspeções nas instalações corporativas para conferir a ausência de focos do mosquito. Apenas um foco foi identificado pelas equipes, fora do prédio da empresa, em uma praça próxima a ele, em Vitória (ES).
 
Na Dataprev, o trabalho de disseminação de informações para apoiar o combate ao Aedes aegypti começou em dezembro de 2015, com a publicação de um tutorial sobre o tema na plataforma de Educação a Distância utilizada pelos empregados. A partir de 29 de janeiro, novas ações passaram a ser desenvolvidas, inseridas na mobilização geral das entidades do governo federal, uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), por determinação da Presidência da República. A ação de destaque, na ocasião, foi um "faxinaço" promovido em toda a administração federal para eliminar eventuais focos de larvas. A ideia é que, além de estarem atentos ao ambiente de trabalho, os empregados e servidores atuem como  multiplicadores dessas informações, junto a suas moradias e relações de amizade, parentesco e vizinhança.
 
Segundo Maria, a campanha contra o mosquito continua. Além do tutorial, foram distribuídos cartazes na Dataprev em todos os estados, e, em 19 localidades, desenvolvidas atividades de mobilização e treinamento de empregados e terceirizados. Até agora, foram contabilizadas  2.166 participações  em palestras, minipalestras nos ambientes de trabalho  e rodas de conversa. O trabalho de comunicação conta, ainda, com notícias semanais publicadas na DTPnet alertando para os cuidados.
 
Voltado principalmente para terceirizados, que atuam nos serviços gerais de limpeza e apoio administrativo, a Coordenação de Responsabilidade Socioambiental da Dataprev produziu um guia sobre Zika, Dengue e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito, com informações sobre formas de transmissão, sintomas, cuidados, tratamentos, a partir de dados do Ministério da Saúde. O guia e outros documentos de referência estão reunidos também na rede social corporativa da empresa.
 
Hotsite do Ministério da Saúde - A informação é uma grande aliada na luta contra o Aedes Aegypti. Além de um hotsite, o Ministério da Saúde mantém no Facebook uma página com posts sobre o combate ao mosquito.