Ir para o conteudo 1

William Veronesi palestra em palco durante 4ª semana da inovação.Tendo como tema “Serviço Público para o Futuro”, aconteceu em Brasília, entre os dias 26 e 29 de novembro, a 4ª Semana de Inovação. Com abertura do presidente da República, Michel Temer, o evento, organizado pelo Ministério do Planejamento, reuniu nomes nacionais e internacionais para falar sobre as novas tecnologias com foco na transformação do governo. Um dos produtos lançados foi a plataforma IdeiaX, desenvolvida pela Dataprev. A programação contou ainda com mais de vinte oficinas, dez mesas de discussão, palestras, painéis e lançamento de livros. O presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, participou da solenidade de abertura do evento.

A participação da Dataprev na 4ª Semana de Inovação foi intensa. Já no primeiro dia, a empresa acompanhou o cliente Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na premiação do 22º Concurso “Inovação no Setor Público”. O projeto vencedor, INSS Digital, tem o Meu INSS, desenvolvido pela Dataprev, entre as soluções de digitalização dos serviços.

No segundo dia do evento, a plataforma IdeiaX foi lançada para o público. Idealizada como uma agregadora de ideias e já dentro do processo de inovação da Dataprev, a plataforma despertou interesse de outras instituições públicas. A previsão é que a partir de janeiro de 2019 órgãos e empresas públicas que tiverem interesse possam utilizar a plataforma de maneira gratuita para fazer a gestão da inovação, explicou William Veronesi, gerente do Departamento de Inovação.

No dia 28 de novembro, mais uma participação da Dataprev marcou a 4ª Semana de Inovação. Na mesa “O papel da inovação, das tecnologias emergentes e das startups na jornada de transformação digital do Setor Público”, Bruno Cesar Cardoso Maria, gerente da Divisão de Tecnologia e Serviços de Infraestrutura de TIC, apresentou casos de uso de internet das coisas e blockchain no Governo Digital.

Para fechar a programação, no último dia de evento, Humbertho Mattar, gerente da Divisão de Estruturação, Processos e Tecnologia para Inovação, João Tosta, gerente da Divisão de Gestão do Laboratório de Inovação, e o líder de equipe Rodrigo Almeida dos Santos realizaram a oficina “Da gestão da inovação às hackathons – como a Dataprev faz inovação”. Todo o processo de inovação da empresa foi apresentado na oficina. A área, criada há oito meses, teve como primeiros produtos a plataforma IdeiaX e a solução Blockchain do Cadastro de Pessoas Físicas (bCPF). É, ainda, responsável pelas parcerias e pela realização em 2018 do terceiro Hackathon Dataprev, com novo formato e foco na entrega de aplicações.