Acompanhe a Dataprev

Presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, posa para foto acompanhado da superintendente de Governança e Gestão Estratégica, Caroline Barbosa, e dos assessores da Presidência da empresa, Corinto Meffe e Marcelo Almeida.Foi lançado, nesta quarta-feira (12), no Tribunal de Contas da União (TCU), o Guia da Política de Governança Pública. A iniciativa do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Casa Civil da Presidência da República busca dar segurança e estabilidade à interpretação do instrumento que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional (Decreto 9.203/2017) e atua como um referencial para a sua execução.

A abertura do evento foi feita pelas seguintes autoridades: ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, ministro do TCU, Augusto Nardes, secretário-executivo do Ministro da Transparência e CGU, José Marcelo de Carvalho, secretário-executivo do Conselho de Transição do Gabinete de Transição Governamental, Abraham Bragança de Vasconcelos Weintraub, secretário adjunto do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Walter Baere, e, representando o presidente do IPEA, o técnico de planejamento e pesquisa do instituto, Fabiano Pompermayer.

Na sequência, foi realizado um painel sobre Governança e decisões coordenadas e o lançamento do boletim IPEA de Governança Pública. O presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, participou do evento acompanhado da superintendente de Governança e Gestão Estratégica, Caroline Barbosa, e dos assessores da Presidência da empresa, Corinto Meffe e Marcelo Almeida.

O Guia da Política de Governança Pública é destinado aos gestores e autoridades responsáveis pela execução (alta administração e comitês internos de governança) e pela coordenação (Comitê Interministerial de Governança) da política de governança de instituições públicas, instituída por meio do Decreto 9.203/2017.

De acordo com a subchefe-adjunta de Gestão Pública da SAG, Erika Melissa Oliveira França Nassar, o documento foi elaborado pela Casa Civil a partir de treinamentos realizados pelo TCU e conta com boxes informativos redigidos pelo presidente da Associação Internacional de Política Pública – IPPA, professor B. Guy Peters, do Departamento de Ciência Política da Universidade de Pittsburgh (EUA).