Acompanhe a Dataprev

Participantes durante Festival de inovação FiocruzA Fundação Oswaldo Cruz realizará neste fim de semana uma maratona de inovação, tecnologia, criatividade, ciência, cultura e saúde. O Hackathon Fiocruz 2019, evento promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde, tem a Dataprev entre os patrocinadores.

O objetivo do Hackathon é pensar em soluções que a tecnologia pode oferecer para a saúde e à sociedade, por meio dos dispositivos digitais que já fazem parte do dia a dia da população, como os aparelhos celulares. O superintendente de Desenvolvimento de Software da Dataprev, Diogo Pizaneschi, será um dos jurados.

Durante dois dias (30/11 e 01/12), a competição irá reunir talentos de diferentes áreas de tecnologia e inovação para pensar soluções digitais para a saúde e bem-estar da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em quatro áreas: tuberculose; arboviroses; carrapatos e febre maculosa; e canais de comunicação entre a Fiocruz e o cidadão.

As equipes serão apoiadas por mentores de diferentes unidades da Fiocruz que oferecerão consultoria técnica sobre os temas e suporte às equipes, além de apresentar os problemas que nortearão os desafios. Os grupos terão 24 horas para desenvolver suas ideias.

Os participantes da maratona foram selecionados por meio de chamada pública e, durante o evento, irão atuar em diferentes tarefas de design, programação e desenvolvimento, visando criar protótipos de aplicativos. No segundo dia, eles serão apresentados e avaliados por especialistas convidados, e será selecionado um vencedor por categoria. Durante seis meses após o evento, um laboratório-móvel, instalado com apoio da NHJ do Brasil, ficará à disposição dos vencedores para implementação dos apps.

Programação cultural e tecnológica - Além da maratona, o evento conta com uma programação cultural, científica e tecnológica durante os dois dias, em que os participantes do Hackathon e o público poderão acompanhar debates, palestras, sessões de jogos, dentre outras atividades, que são parte integrante do Festival de Inovação da Fundação Oswaldo Cruz, promovido pela Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional.

O Festival de Inovação e o Hackathon Fiocruz são apresentados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. 

A entrada é gratuita. A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz fica na Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

*Com informações da Assessoria de Comunicação -Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

 

Flyer de divulgação do evento