Acompanhe a Dataprev

Brasão de segurança alusivo aos eventos realizados pela DataprevA Segurança Cibernética é tão importante para a Dataprev que todos os anos, desde 2017, é realizada uma programação especial em outubro para conscientizar os empregados sobre a importância de proteger os dados sob guarda da empresa. Em 2019, foram realizadas cinco sessões técnicas que abordaram os normativos de segurança da Dataprev; desenvolvimento seguro; cofre de senhas; infraestrutura de segurança da informação; além da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, na tarde do dia 30, os empregados participaram de um escape room, atividade que consiste em um jogo contra o relógio em que o participante deveria resolver quebra-cabeças com o objetivo de "destravar uma sala virtual" em tempo para vencer. De acordo com a dupla que teve a melhor desenvoltura na atividade, os assistentes de TI da Divisão de Suporte Computacional INSS (DSCI), Marlio Jose Lima Dutra e Rainer Elton Souza, o escape room foi uma novidade, pois ambos nunca tinham participado de algo do tipo. “O escape room foi uma viagem de descobertas, pois começamos com poucas informações e o trabalho em equipe foi o ponto crucial para chegarmos ao objetivo”, afirmou Marlio José.

Durante o mês, também foi realizado um capture the flag, competição que envolve a resolução de desafios relacionados à segurança da informação. A atividade tem o objetivo de promover a conscientização sobre as práticas e recomendações de segurança cibernética e foi encerrada nesta sexta-feira (31).

Para finalizar o Mês da Segurança 2019, a Dataprev recebeu o diretor de Programa do Ministério da Economia, José Ziebarth, que proferiu palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o andamento do Programa de Segurança Cibernética da empresa foi apresentado para os empregados. De acordo com o diretor de Tecnologia e Operações (DIT), Thiago Oliveira, o Programa de Segurança Cibernética e sua continuidade são de extrema importância para a Dataprev.

Apresentação de José Ziebarth durante encerramento do Mês de Segurança 2019

O coordenador-geral de Segurança de Informações (CGSI), Conrado Rosa, apresentou o andamento do Programa de Segurança Cibernética da Dataprev, as duas normas recém-publicadas internamente e o trabalho da empresa para ser referência no processamento e armazenamento de dados sensíveis. “Os nossos esforços são para que a Dataprev ofereça ainda mais segurança no tratamento de dados”, explicou o coordenador-geral.

Em seguida, José Ziebarth explicou que o Ministério da Economia está trabalhando junto com a Dataprev na implementação das melhores práticas internacionais relacionadas à proteção de dados. “Estamos trabalho para entender qual é o modo mais eficiente, e quais são as soluções e experiências em políticas públicas que geraram maior nível de aderência e eficiência em outros países”, contou José Ziebarth.

Para finalizar, o diretor Thiago Oliveira afirmou que proteção e privacidade de dados e segurança cibernética são o negócio da empresa. “O nosso tesouro está nas informações dos cidadãos brasileiros que estão sendo protegidas pela Dataprev. Processar, proteger e defender os dados dos clientes é o nosso negócio”, explicou Thiago Oliveira. Ainda de acordo com o diretor, até o final de 2019, diversas ações relacionadas à segurança cibernética e ao Programa de Segurança serão realizadas.