Acompanhe a Dataprev

Homem em frente a computadorUma série de webinars e webcasts serão produzidos e divulgados pelo Departamento de Inovação da Dataprev (DEIN) durante o ano de 2020. Os programas devem começar a partir de março e abordarão temas relacionados às tecnologias presentes na empresa, como Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das coisas (IoT - Internet of Things) e Inteligência de Negócios (Business Intelligence).
 
O gerente do Departamento de Inovação da Dataprev, William Veronesi, informou que esses eventos, que acontecem todos os anos, são muito importantes “para posicionar a Dataprev junto a empresas de TI inovadoras”.
 
Segundo Veronesi, programas como webinars e webcasts tem importância fundamental na área de tecnologia da informação. “São muito importantes para discutirmos com a sociedade, empresas e clientes sobre tecnologias de vanguarda e mostrar o que estamos fazendo com essas tecnologias”, ressaltou Veronesi. 
Webcast é a transmissão de áudio e vídeo utilizando a tecnologia streaming media. Pode ser utilizada internet, redes corporativas ou intranet para distribuição deste tipo de conteúdo.
 
Já a definição de webinar é ampla, de forma que abrange qualquer conferência, reunião, palestra ou seminário realizado pela internet. A forma mais vista é a transmissão de vídeo e áudio em tempo real com espectadores.
 
Em webinars o público não é mero espectador, ele pode e deve interagir diretamente com os palestrantes via chat ou ferramenta mais adequada para essa função. Dessa forma, enquanto o tema principal é debatido, os participantes podem enviar suas dúvidas e opiniões de forma a agregar ativamente para a realização do webinar.
 
O gerente do Departamento de Inovação explicou que a natureza versátil e interativa do webinar ajuda a atingir pessoas que normalmente não participariam de um evento presencial. “Podemos atingir uma grande quantidade de pessoas simultaneamente sem ter que, por exemplo, reservar um auditório. A abrangência de público depende da divulgação e dos temas que serão abordados, ressaltou o gerente.
 
De acordo com Veronesi, a interação que esse tipo de evento possibilita serve para enriquecê-lo, bem como planejar outro evento, focando naquilo que não for possível de ser tratado. “Ao término do webinar, o conteúdo gerado durante o evento pode dar origem a outros formatos, que podem ser oferecidos aos participantes”, disse William Veronesi.