Ir para o conteudo 1

Selo A3PPelo quarto ano seguido, a Dataprev recebeu o selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente às empresas que adotam práticas e metodologias previstas na Agenda Ambiental na Administração Pública.

A certificação foi conferida em agosto de 2019 e é referente às ações realizadas ao longo de 2018, verificadas pelo ministério por meio do ResSoA, sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental. A plataforma permite o acompanhamento de metas e a consolidação de informações, sem a necessidade de relatórios em meios físicos, com o objetivo de promover economia e sustentabilidade nos processos da A3P.

Segundo o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Dataprev, Marco Aurélio Guilherme da Silva, entre os resultados alcançados em 2018 estão a redução no consumo de água e energia elétrica e de papel. “A queda no consumo de energia elétrica foi de 6% e no de água, de 0,33%, na comparação com os resultados de 2017. E pelo sétimo ano registramos uma redução no consumo de papel, tendo havido uma queda no volume de impressões na ordem de 7,42%, de 2017 para 2018”, ressalta Marco Aurélio.

Também em 2018 a Dataprev foi a vencedora da categoria “Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais” do 7º Prêmio A3P. A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente reconhece práticas de sustentabilidade na administração pública de todo o país. O projeto vencedor apresentado pela Dataprev abordou ações de construção sustentável, caso do edifício-sede da empresa, localizado em Brasília, e da Unidade de Desenvolvimento da Paraíba (UDPB), que gerou mais de 20% de economia do consumo de água. Outras ações globais envolveram a melhoria do ambiente de trabalho, reduzindo a quantidade de divisórias e utilizando móveis produzidos com madeira de origem certificada e a implantação de bicicletários e vestiários que tornaram efetivo o incentivo ao uso de meios de transporte alternativos. Já no Data Center Distrito Federal (DCDF), foi implementada uma solução de corredor quente e frio para economizar energia, além de ações específicas em outros estados.

Adesão em 2016 – A Dataprev aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em 15 de fevereiro de 2016. Segundo Marco Aurélio, inicialmente existiam três tipos de selo A3P: o Verde, para as empresas que fizessem a adesão; o Laranja, para as entidades premiadas pela A3P; e o Prata, para as empresas que realizavam anualmente o monitoramento do Plano de Gestão Socioambiental.

Inicialmente, a Dataprev contava com o selo Verde e passou ao Laranja após conquistar o segundo lugar na categoria Destaque A3P do 6º Prêmio de Boas Práticas na Agenda Ambiental na Administração Pública, em 26 de novembro de 2016. Na ocasião, a empresa foi reconhecida pelo projeto “Programa Jovem aprendiz como instrumento de inclusão social”.

Em 2017, passou a existir apenas o Selo A3P concedido às empresas fazem adesão ao programa. A certificação é renovada anualmente, a partir do monitoramento do Plano de Gestão Socioambiental.