Ir para o conteudo 1

XVII Prêmio Nacional de Qualidade de Vida de 2014Única empresa pública entre as finalistas do XVII Prêmio Nacional de Qualidade de Vida de 2014, a Dataprev recebeu, na noite desta terça-feira (30), em São Paulo, o reconhecimento por boas práticas de gestão do seu Programa de Qualidade de Vida. O prêmio foi recebido pela diretora de Pessoas, Janice Brutto, e pela coordenadora-geral de Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar da empresa, Maria Cabral (foto à esquerda).

A premiação foi realizada durante o XIV Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, promovido pela  Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), que teve como tema “Qualidade de vida integral e para todos”. Durante dois dias, especialistas nacionais e internacionais debateram e trocaram informações no campo do bem- estar, da qualidade de vida e da promoção de saúde no ambiente corporativo.

“Nosso propósito é mostrar o que estamos fazendo e trocar experiências, buscando as boas práticas que existem hoje no mercado. Pelo que vimos nas apresentações, percebemos que temos coisas a aprender e para ensinar também”, destacou Janice Brutto, ressaltando que as demais participantes têm a qualidade de vida como integrante de sua missão como empresa, fazendo parte do seu negócio. “No caso da Dataprev, a qualidade de vida não é nossa atividade-fim. E mesmo assim estamos sendo reconhecidos pelo trabalho que fazemos”.

O case da Dataprev foi apresentado por Maria Cabral (à direita), que destacou, entre outras iniciativas, o Programa de Apoio ao Empregado da Dataprev (Paed), as sessões de ginástica laboral e a relação de benefícios disponíveis aos empregados, que vão além do que está previsto na legislação.

“A Dataprev está presente em todo o país e nosso grande desafio é buscar soluções para que o programa aconteça em diferentes estados, cada um com suas características”, destacou Maria Cabral, que citou ainda a pesquisa de qualidade de vida como uma das fontes para que sejam estudadas e propostas novas ações para o programa. Uma das novidades a serem implementadas é uma parceria com o Vigilantes do Peso, com o objetivo de reduzir o percentual de empregados com sobrepeso, hoje em 62%.

Demais finalistas – Esta foi a primeira vez que a Dataprev participou da premiação. Além da empresa, também foram premiadas por boas práticas de gestão de seus programas de qualidade de vida as empresas Johnson & Johnson e Cristal Pigmentos do Brasil. Já o prêmio em reconhecimento por excelência na gestão de seus programas de qualidade de vida foi recebido pela Globo Comunicação, pela Hewlett Packard Brasil, pela Braskem e pela CCR.

De acordo com a coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, Luiza Cruz, a premiação teve como desafio integrar os conceitos de dois modelos: o de ambiente de trabalho saudável da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Pela primeira vez, foi realizada a apresentação dos cases finalistas durante o congresso. O processo de premiação teve início ainda em junho deste ano, com o preenchimento dos perfis por parte das empresas, que tiveram de comprovar as informações fornecidas. Do total de pontos, 80% corresponderam ao que foi apurado a partir dos dados informados pelas empresas. Os demais 20% decorreram da avaliação realizada pelos participantes do congresso após a apresentação dos cases finalistas, no Teatro Maksoud, em São Paulo.