Acompanhe a Dataprev

Presidente se reúne com participantes do Fórum na DataprevA 131º Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão de Ética nas Empresas Estatais aconteceu, nesta sexta-feira (25), na Dataprev, pela quarta vez. Durante todo o dia, 23 empresas que compõem o fórum em Brasília irão debater a ética e aproximar mais as comissões de ética das estatais partícipes e da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O Fórum foi criado em 2007 e os encontros ocorrem mensalmente.

A presidente da Dataprev Christiane Edington ressaltou que a troca de informações entre as estatais certamente é muito positiva. “Cada vez mais precisamos reforçar o debate. A troca de experiências com outras estatais certamente nos fortalece. A Dataprev tem investido muito em integridade. No mês passado, foi aprovado em assembleia a criação de uma diretoria de Governança e Jurídico, que tem o desafio de reforçar o Compliance, a governança, ética, integridade, enfim,  de aumentar o nível de maturidade da empresa e, com certeza, esse tipo de debate, de fórum, colabora bastante para isso”, informou Christiane.

O Ouvidor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do (BNDES) e coordenador do Fórum, Leandro Alberto Ravache, ressaltou a importância da temática da ética para a Dataprev. “Ficamos felizes em saber que os debates a respeito de um grande sistema de integridade dentro da empresa contemplam o campo ético, com a participação da Comissão de Ética. Sabemos que, nas várias linhas de defesa que temos que estabelecer, para tentar mitigar a possibilidade de atos de desvios, de fraudes, de corrupção, a importância da ética e sua efetiva atuação é fundamental no processo”, disse Ravache.

Presidente se reúne com participantes do Fórum na Dataprev

No fórum foi apresentado pela Comissão de Ética da Dataprev o case: Ethikos – Assistente Virtual Inteligente. Trata-se de um chatbot que responde perguntas sobre o código de ética da empresa. Entre as perguntas mais feitas estão: conceito de ética; desvio de conduta; validade e revisão do código de ética; e canais de denúncias.

O Ethikos foi disponibilizado para os empregados no dia 27 de setembro de 2019 e, desde o seu lançamento, já recebeu 1800 acessos, entre perguntas e interações. 

A Dataprev aderiu ao fórum em 2013 e fez a renovação por mais cinco anos em 2018. O evento é importante pois consolida o trabalho de gestão da ética dentro da empresa além de promover a troca de experiência em boas práticas com outras estatais e assim rever nossas estratégias e aperfeiçoá-las.