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Imagem em fundo azul mostra marca GOV.BR, gadgets tecnológicos e mapa do Brasil.A união faz a força. Foi com essa premissa que a Dataprev trabalhou em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) entre o final do mês de março e maio na construção da plataforma de acesso ao GOV.BR. O projeto foi uma iniciativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e tem como objetivo principal oferecer ao cidadão brasileiro uma plataforma de autenticação única para todos os serviços digitais do governo. A proposta é unir o Brasil Cidadão, que é uma plataforma de autenticação focada no acesso aos serviços da área fiscal, e o Cidadão BR, cujo foco são os acessos aos serviços de cunho social.

De acordo com o gerente do Departamento de Governo Digital do Serpro, Rodrigo Mendes, com o lançamento da aplicação o login dos serviços do Serpro e da Dataprev foram unificados para acessar a plataforma. Agora, o acesso ao portal pode ser feito por CPF e senha, com certificado digital A3, que serve para pessoas físicas e jurídicas, além do NeoId (certificação digital em nuvem). “No futuro, teremos reconhecimento facial e geração de senha temporária a partir do próprio celular do usuário”, contou Rodrigo Mendes.

Para entregar a solução, foi montada uma equipe estratégica, que contou com o apoio dos empregados do SERPRO para a construção deste novo projeto. Pela Dataprev, fizeram parte da equipe o assessor da Diretoria de Desenvolvimento e Serviços (DDS), Alexandre Pires Pelliccione, o gerente da Divisão de Arquitetura de Software (DIAS), Aliandro Higino Guedes Lima, os analistas da Unidade de Desenvolvimento de Software Paraíba (UDBP), Eduardo Gusmão de Gouveia Nobrega e Emerson Henrique Soares Silva, e os analistas da Unidade de Desenvolvimento de Software Rio de Janeiro (UDRJ), Fernando Vinicius Duarte Magalhaes e Leandro Afonso Franca Cordeiro.

De acordo Alexandre Pelliccione, a inciativa é mais um passo para o governo alcançar a sua meta de Transformação Digital com um projeto inovador e de filosofia de trabalho cooperativo entre Dataprev e SERPRO. “O projeto foi dividido em três ciclos, sendo o primeiro de planejamento técnico, o segundo de migração técnica e o terceiro de execuções de testes integrados. As duas empresas decidiram trabalhar usando o conceito de organização matricial, trabalhando em uma sala exclusiva para que fosse possível fazer a migração dessas interfaces em tempo recorde”, explicou o assessor da DDS.

Integrantes da equipe designada para o projeto destacaram a agilidade com que realizaram as metas. “O projeto em si tem uma grande importância e a metodologia adotada de unir pessoas de áreas distintas em um só lugar possibilitou que colocássemos o problema na mesa e desenvolvêssemos uma solução de forma rápida e eficaz”, contou o gerente Aliandro Guedes.

Para a presidente da Dataprev, Christiane Edington, projetos como este, onde as duas maiores empresas de TI do governo trabalham de forma cooperativa, visam facilitar a vida do cidadão, que navegando em apenas um portal consegue encontrar informações e serviços do governo. “A unificação é um grande avanço do Governo Digital brasileiro que segue simplificando a vida dos usuários de serviços públicos por meio de soluções tecnológicas”, concluiu a presidente Christiane Edington.