Ir para o conteudo 1

Nesta seção disponibilizamos os instrumentos com os quais a Dataprev é dirigida e monitorada, contemplando ainda os relacionamentos entre acionistas, conselhos, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

 

Carta Anual

Instrumento subscrito pelo Conselho de Administração da Dataprev, que explicita os compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas pela empresa, em atendimento ao interesse coletivo que justificou a sua criação. No documento consta definição clara dos recursos a serem aplicados para esse fim, bem como dos impactos econômicos-financeiros da consecução desses objetivos, mensuráveis por meio de indicadores objetivos.

Plano de Governança Corporativa

O Plano de Governança Corporativa tem por objetivo definir diretrizes para criação de um Plano Diretor de Governança Corporativa, alinhado com a Roda da Estratégia, o Plano de Negócios e a Cadeia de Valor.

Avaliação de Metas

O Documento de Avaliação de Atendimento das Metas e Resultados na Execução do Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo – DAMRE PNE, é o instrumento promovido pelo Conselho de Administração da Dataprev e emitido pela Superintendência de Governança e Gestão Estratégica, com o objetivo de, anualmente, apresentar a análise do atendimento das metas e resultados na execução do plano de negócios e da estratégia de longo prazo.

Relatório de Sustentabilidade

A Dataprev apresenta anualmente seu Relatório de Sustentabilidade, que a partir de 2016 passou a ter esta denominação seguindo uma tendência entre as empresas. O documento traz uma síntese das iniciativas e ações praticadas neste âmbito. Mais do que prestar contas, a expectativa é que este conteúdo seja uma fonte de informação para clientes, acionistas, trabalhadores, fornecedores e parceiros, em uma ação de transparência, consideração e respeito à sociedade.

Código de Ética

O Código de Ética da Dataprev tem por objetivo estabelecer os parâmetros que deverão orientar a conduta de todos os que estão profissionalmente vinculados à Dataprev, de forma a conferir alto padrão de excelência em gestão ética ao relacionamento da empresa com seus públicos interno e externo e com a sociedade, além de valorizar a observância aos aspectos de legitimidade, legalidade, justiça, conveniência e oportunidade, mantendo vivo discernimento entre o honesto e o desonesto e contribuindo para dirimir a subjetividade nas interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos.

Política de Integridade

A Política de Integridade tem como objetivo promover a integridade, a transparência e a redução dos riscos de atitudes que violem padrões e regras formalmente estabelecidos, por meio da adoção da gestão da integridade. A intenção é, ainda, permitir que os tomadores de decisão se apoiem nos princípios e diretrizes da integridade corporativa e executem um conjunto coerente de ações sempre que uma ameaça à integridade da empresa for identificada.

Política de Gestão de Riscos Corporativos

A Política tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes, responsabilidades e conceitos para a gestão de riscos corporativos, de forma a prover razoável segurança no cumprimento dos objetivos, a preservação de valor e aprimoramento dos mecanismos de controles internos.

Política de Patrocínios

A política tem como objetivo estabelecer diretrizes estratégicas para condução do processo de patrocínio na Dataprev.

Política de Porta-Vozes

A Política de Porta-Vozes visa estabelecer as diretrizes estratégicas de relacionamento com meios de comunicação, atuando tanto na divulgação e fortalecimento da imagem da Dataprev, sua marca, produtos e serviços desenvolvidos, quanto na definição de empregados autorizados a prestar informações em nome da empresa e, nas situações aplicáveis, preservar informações cujo acesso não possa ser fornecido por força de sigilo.

Política de Transações com Partes Relacionadas

A Política de Transações com Partes Relacionadas objetiva estabelecer diretrizes, regras e procedimentos para assegurar que todas as decisões e relações envolvendo Transações com Partes Relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses sejam direcionadas, sempre, com transparência e igualdade, tendo em vista os interesses da Dataprev, de seus acionistas e da sociedade.

Política de Divulgação de Informações

A Política de Divulgação de Informações tem por objetivo estabelecer os princípios e diretrizes para a divulgação de informações relacionadas com a Dataprev, conforme legislação vigente, preservando aquelas informações que possuam alguma restrição e não devam ser disponibilizadas.

Política de Distribuição de Dividendos

A Política de Distribuição de Dividendos visa estabelecer os princípios, regras e procedimentos relativos à distribuição de dividendos, de forma transparente e de acordo com as normas legais, estatutárias e demais regulamentos internos.

Política de Segurança da Informação e Comunicações

A Política de Segurança da Informação e Comunicações objetiva estabelecer as diretrizes estratégicas que orientem e apoiem as ações institucionais em segurança, com o intuito de preservar, em qualquer meio, a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade dos dados, informações e conhecimentos produzidos e custodiados pela Dataprev, em todo seu ciclo de vida, bem como promover práticas de segurança da informação, compatíveis com o uso aceitável das informações  e dos ativos que as suportam, de forma a minimizar riscos e criar um ambiente seguro para a realização das atividades da empresa.