Ir para o conteudo 1

O diretor de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações, Ricardo Junqueira, durante o fórumAnalisar o cenário e o impacto que a Internet das Coisas desencadeia na indústria e nos negócios é o principal foco dos debates desta quinta-feira (28), na 74° edição do Fórum de TIC promovido pela Dataprev, no Rio de Janeiro. As inúmeras possibilidades de aplicação colocam esse recurso tecnológico no topo da transformação digital em diversos setores da economia mundial.

Na abertura do evento, o diretor de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações, Ricardo Junqueira (foto à esquerda), falou sobre a importância da troca de experiências e conhecimentos promovidos pelo encontro. “A Dataprev está sempre em busca de utilizar as tecnologias de ponta nos serviços prestados aos cidadãos. Ouvir as experiências de outras empresas e especialistas agrega para nós um grande valor”, ressaltou.

Em seguida, a coordenadora-Geral de Inteligência da Informação, Simone Hauch, destacou o objetivo da Dataprev na busca por novas soluções. “A intenção é que a gente avalie como podemos utilizar esse tipo de tecnologia para os nossos clientes, como, por exemplo, nas soluções mobile que ofertamos para o cidadão brasileiro”.

O consultor do Gartner Aurélio Bastos durante sua palestra no fórum de TIC

A IoT – do inglês Internet of Things (IoT), ou internet das coisas, em português – pode ser definida como um ambiente que reúne informações de vários dispositivos, podendo ser computadores, veículos, smartphones, semáforos ou qualquer coisa que utilize um sensor inteligente. Outro exemplo é a integração por meio de aplicações ou softwares, como uma plataforma de comércio eletrônico ou um sistema de controle de tráfego. A IoT é, em suma, a comunicação máquina a máquina via internet, que permite que diferentes objetos compartilhem dados e informações para executar tarefas.

O evento reúne representantes da Aliance Shopping Centers, da Hitachi Data Systems e do Gartner Latin America. Em sua palestra, o consultor do Gartner Aurélio Bastos deu um panorama sobre a solução e as transformações nos negócios e, consequentemente, para a economia.

“IoT é algo simples do ponto de vista conceitual, o modelo de uso é que está mudando. Esse modelo que utiliza algorítimos e inteligência artificial é o que impacta os negócios, impulsionando ações do mundo real. A Dataprev já pode, por exemplo, criar receitas usando dados e algoritmos com informações que já possui, aplicando melhor a IoT”, sinalizou o especialista.

A base para o funcionamento da IoT são sensores e dispositivos, que tornam a comunicação possível. Além disso, é preciso um sistema de computação para analisar os dados recebidos e gerenciar as ações de cada objeto conectado a essa rede. Estudos recentes apontam que a IoT pode ser aplicada em diversos setores, seja para otimizar as atividades de uma indústria ou facilitar a vida dos cidadãos.

O conceito de IoT dentro da revolução tecnológica, é considerado como uma das tecnologias disruptivas da atualidade. Um dos motivos, é o fato desse recurso mudar a maneira como vivemos e como trabalhamos, transformando a forma que o homem interage com a tecnologia.

Sobre o Fórum de TIC – Realizado desde fevereiro de 2009, o Fórum de TIC Dataprev abre espaço para apresentação de melhores práticas, discussões e trocas de experiência sobre diversos assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação. Até o momento, a empresa já discutiu temas como inclusão social, redes de telecomunicações, qualidade de dados, banco de dados, acessibilidade, software livre, segurança da informação, novas mídias, cooperação internacional, entre outros.