Ir para o conteudo 1

"A discussão sobre ética e integridade é fundamental para o desenvolvimento e a transformação do país", disse o presidente em exercício da Dataprev, Rogério Mascarenhas, ao abrir, na manhã desta quinta-feira (9/3), em Brasília, o 71º Fórum de TIC. Os temas serão discutidos em quatro painéis, com a participação de representantes de instituições públicas, como Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Comissão de Ética Pública e Petrobras.

"Nos tempos de hoje, a discussão sobre ética e integridade tem tido um papel fundamental. O ato de cada um, a conduta, faz parte desse processo", completou Mascarenhas.

Já a diretora de Pessoas, Janice Brutto, citou as ações de integridade em andamento na empresa. Um comitê gestor — órgão colegiado subordinado diretamente à Diretoria Executiva — foi criado com o objetivo de gerenciar e aperfeiçoar o Programa de Integridade Corporativa, dando tratamento de forma integrada a medidas que contribuem também para a redução dos riscos de reputação corporativa. Publicado no fim de 2016, o programa contribui para disseminação e promoção de medidas e boas práticas de gestão para a manutenção de um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente.

"O comitê de integridade é composto por diversas áreas engajadas no tema e tem gerado uma série de propostas que a diretoria leva adiante, justamente pela necessidade social que estamos vivendo", ressaltou Janice, também na abertura do evento.

Sérgio Basile, Rogério Mascarenhas, Janice Brutto e Tiago Vieira, na abertura do fórum
Da esquerda para a direita: Sérgio Basile, Rogério Mascarenhas, Janice Brutto e Renato Capanema, na abertura do fórum (Foto: Aline Pessotti)

O fórum conta ainda com a participação do presidente da Comissão de Ética da Dataprev, Sérgio Basile. O primeiro painel tem como tema "O Papel das Comissões de Ética no Programa de Integridade", com o palestrante Renato Capanema, diretor de Promoção da Integridade da CGU. Em seguida será a vez de Renata Alves de Figueiredo, coordenadora-geral de Integridade, também da CGU, fazer uma exposição sobre "Empresa Limpa: Prevenção e Combate à Corrupção".

À tarde, Tiago Vieira, coordenador de recebimento de denúncias de fraude e corrupção da Petrobras, compartilha o conhecimento adquirido na empresa com o tema "Canal de Deúncias - Experiência do Sistema Petrobras". E para fechar o dia, Luiz Navarro, conselheiro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, apresenta "O papel da Promoção da Ética no Combate à Corrupção".

O evento, realizado na sala multiuso do edifício-sede, em Brasília, conta com transmissão para todos os estados por videoconferência.

Sobre o Fórum de TIC – Realizado desde fevereiro de 2009, o Fórum de TIC Dataprev abre espaço para apresentação de melhores práticas, discussões e trocas de experiência sobre diversos assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação. Até o momento, a empresa já discutiu temas como gestão de projetos ágeis, inclusão social, redes de telecomunicações, qualidade de dados, banco de dados, acessibilidade, software livre, segurança da informação, novas mídias, cooperação internacional, entre outros.