Ir para o conteudo 1

Foto de servidores dentro de um data centerCom o aumento nas demandas de clientes por soluções flexíveis e adequadas a necessidades específicas, a Dataprev passou a comercializar em 2018 a sua plataforma de serviços em nuvem para o governo. A GovCloud é uma alternativa às nuvens públicas da iniciativa privada, possibilitando que dados classificados como sensíveis e de segurança nacional possam ser operados em nuvem.

No novo modelo, adequado à atual realidade do mercado, recursos de Tecnologia da Informação, como hardware, software, rede e armazenamento de dados, são fornecidos aos usuários à medida que eles necessitam, de forma ágil e completa. Pelo serviço de IaaS (Infraestrutura como Serviço), os servidores físicos dão espaço a máquinas virtuais, diminuindo o tempo de implementação das soluções.

“Uma das vantagens da computação em nuvem é a redução de custos: o cliente só paga pelo que usa. No modelo cloud computing, o cliente “aluga” a capacidade de hardware que deseja durante o período que quer, pagando apenas pelos recursos de que precisa. Isso funciona também para os softwares”, explica Matheus Belin, diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev.

“Outro benefício é a flexibilidade: é possível aumentar ou diminuir a infraestrutura quando houver necessidade, de forma rápida e ágil. Isso é muito útil para os negócios modernos que sofrem com picos e quedas de acesso”, complementa o superintendente de Negócios e Inovação, Edmar Ferreira.

Certificação Tier III

O modelo de Infrastructure as a Service (IaaS) ou Infraestrutura como Serviço, em português, desenvolvido pela Dataprev contempla proteção, segurança e alta disponibilidade suportado nos data centers da empresa com certificação Tier III, conferida pela organização internacional UpTime Institute. Os ambientes atendem os mais exigentes requisitos de segurança e disponibilidade em seus projetos de infraestrutura e estão alinhados no sentido de atingir o desempenho, a confiabilidade e nível de risco desejados.

O serviço ofertado vai de encontro também ao Decreto nº 8.135/2013, que estabelece que as redes de telecomunicações e os serviços de Tecnologia da Informação devem ser fornecidos por órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, incluindo empresas públicas.

A contratação da GovCloud – IaaS pode ser feita de duas formas: Nuvem sob consumo e Nuvem sob medida, sendo possível optar por uma delas ou pelas duas. Em ambos os casos, o cliente tem acesso pleno ao ambiente virtual, podendo configurar suas redes, seu firewall, NATs e máquinas virtuais a qualquer momento.

A GovCloud – IaaS está disponível para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e seu acordo de nível de serviço é de 99,8%. 

“A interface da Dataprev com os clientes é totalmente digital, sendo feita por meio do nosso Portal de Autosserviço. Pelo portal, o cliente pode gerenciar seu data center virtual, estabelecendo infraestruturas, criando catálogos de arquiteturas, atribuindo permissões e gerenciando suas redes de acordo com os itens e limites contratados”, conclui Antonio Hobmeir, assessor da Diretoria de Tecnologia e Operações.