Acompanhe a Dataprev

Mulher usando um laptop sentada em uma escadaA Ouvidoria da Dataprev está integrada ao Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, sistema de ouvidorias do Poder Executivo Federal, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União com o objetivo de receber e tratar manifestações registradas pelo usuário de serviços públicos, tais como elogios, sugestões, reclamações ou denúncias.

Todos os tipos de manifestações são relevantes e permitem à Dataprev aprimorar seus serviços, tornar seus controles mais eficientes e estabelecer uma governança eficaz e transparente, cada vez mais próxima dos anseios do usuário.

Entre as manifestações destacam-se as denúncias, que são atos relacionados às transgressões éticas, fraudes e à corrupção. As irregularidades ou ilícitos que devem ser denunciadas são ações contrárias ou omissões ao Código de Conduta Ética e Integridade da empresa, à Política de Integridade Corporativa ou outras que possam causar danos à Dataprev ou aos seus públicos de relacionamento, cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.

É importante que a sua denúncia seja clara e objetiva com a maior quantidade de informações e detalhes, a fim de permitir a apuração da veracidade dos fatos relatados, descrevendo o fato, indicando o local da ocorrência geograficamente, listando os nomes completos e respectivas funções exercidas na empresa.

Sua manifestação será tratada com independência, isenção e ética. A Dataprev está comprometida com a confidencialidade e o sigilo, não pactuando com atos de retaliação ao denunciante. A este é garantida a preservação de sua identidade, caso queira identificar-se em sua denúncia. Todas as denúncias, anônimas ou não, são tratadas e encaminhadas para avaliação.

Boletim Informativo da Ouvidoria

A Ouvidoria tem papel essencial na detecção de irregularidades e adoção de medidas preventivas, fundamentos da integridade e boa governança, a partir da promoção da participação social na administração pública, visando ao aprimoramento dos serviços prestados. O boletim apresenta as principais ações de Ouvidoria da Dataprev, com a periodicidade semestral.

Carta de Serviços ao Cidadão

A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar sobre os serviços prestados pela Dataprev diretamente aos cidadãos e aos seus clientes, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. A carta pode ser acessada na relação de documentos abaixo.

A publicação do documento está prevista na Lei 13.460, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

O QUE VOCÊ QUER FAZER?

Acesso à informação - Solicite acesso a informações públicas

Denúncia - Comunique um ato ilícito praticado por agentes públicos

Elogio - Expresse se você está satisfeito com um atendimento público

Reclamação - Manifeste sua insatisfação com um serviço público

Simplifique - Sugira alguma ideia para desburocratizar o serviço público

Solicitação - Peça um atendimento ou uma prestação de serviço

Sugestão - Envie uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos