Acompanhe a Dataprev

Auditório Semana de InovaçãoA Conferência Internacional da Semana de Inovação em Gestão Pública, com o tema “Transformando Ideias em Soluções”, começou nesta quarta-feira (2), em Brasília, com o objetivo de promover a cultura de inovação e empreendedorismo na administração pública federal, fomentando iniciativas criativas para a melhoria de processos e serviços públicos. O evento é organizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e conta com apoio da Dataprev. A conferência internacional vai até quinta-feira (3), seguida pelas Arenas de Inovação, que também integram a Semana. Estão previstos cursos de capacitação gratuitos com especialistas nacionais e internacionais, em temas de inovação em gestão, entre os quais o uso de ferramentas inovadoras e como elas podem ser aplicadas na administração pública. Por exemplo, design thinking, gestão de projetos, redes e tecnologias digitais.

O ministro-substituto do TCU, Augusto Sherman, afirmou que as mais de 1.300 inscrições recebidas em três dias demonstram que a temática da inovação demanda atenção de todos os que integram ou interagem com o setor público. Segundo ele, é preciso encontrar novos caminhos para que os recursos públicos sejam melhor aproveitados em benefício da sociedade. Nesse sentido, destacou a Emenda Constitucional 85 de fevereiro de 2015, que incluiu a inovação no hall de competências constitucionais da União, estados e municípios, e também estabeleceu a possibilidade de celebração de instrumentos de cooperação com entidades públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos inovadores.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará em fevereiro em 2016 a premiação da 20ª edição do Concurso Inovação. ““Nesses 20 anos, tivemos a oportunidade de conhecer 2 mil iniciativas dos mais diferentes órgãos em quase todas as áreas de atuação do Estado brasileiro que contribuíram de forma efetiva para a melhoria de um serviço, de um processo de trabalho ou para o atendimento ao cidadão com mais qualidade””, afirma o presidente da Enap, Gleisson Rubin. Dentro da Semana de Inovação em Gestão Pública, a Enap também promoveu, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o desafio StartUpGov, um espaço de discussão e criação coletiva de soluções potenciais para problemas reais que as instituições públicas enfrentam na sociedade.

O vice-diretor de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), Luiz de Mello, ressaltou a importância da inovação para aumentar a eficiência e a eficácia das políticas públicas. Para o secretário de Gestão Pública do MPOG, Genildo Lins, os desafios passam a requerer novas respostas e criatividade para que avanços adicionais sejam possíveis, especialmente em áreas como educação, saúde, inserção internacional, produtividade, competitividade e gestão pública.

Convênio - Durante a cerimônia de abertura, a Enap assinou, com a Embaixada da Dinamarca e com a MindLab, uma Carta de Intenções que irá sediar na escola um laboratório de inovação em gestão pública, o InovaGov.