Acompanhe a Dataprev

Imagem mãos sobre teclado de laptop e segurando um celular, com os dizeres Faxina DigitalJá perdeu a conta de quantos aplicativos têm permissão para acessar fotos e dados de localização no seu celular? Quer trocar de aparelho e não sabe como apagar todas as informações sensíveis que ele contém? Ou já esqueceu a última vez em que fez um back-up no seu computador?

O início do ano é a oportunidade não só de procurar respostas para essas perguntas, como de realizar uma faxina digital para rever configurações e manter dispositivos seguros e informações pessoais preservadas.

Dicas nesse sentido — elaboradas por especialistas da Coordenação-Geral de Segurança de Informações da Dataprev — serão o tema de uma série de reportagens que será publicada nos meses de fevereiro e março.

“São ações que não demandam muito tempo, mas que aumentam significativamente a segurança de computadores, dispositivos móveis e dos perfis de acesso a sites e serviços na internet”, ressalta a coordenadora de Planejamento de SIC e Continuidade de Negócios da Dataprev, Marcela Formighieri. A iniciativa integra o Programa de Conscientização em Segurança da Informação da empresa.

Dispositivos móveis - O primeiro tema abordado nesta série de reportagens sobre faxina digital é a segurança em dispositivos móveis. O guia, que pode ser baixado em PDF, ensina como limpar os vestígios de suas informações pessoais ao trocar de celular, por exemplo.

“Infelizmente muitas pessoas descartam seus aparelhos sem pensar muito sobre a quantidade de dados pessoais que permanece nele”, explica Walter Andriola, líder de equipe responsável pela elaboração do material.

Andriola alerta ainda sobre a necessidade de revisão de senhas e perfis em sites na internet. "Hoje em dia temos tantos dispositivos e criamos tantas senhas e perfis em sites, que de vez em quando é necessário parar e fazer uma revisão mais atenta de alguns aspectos de segurança e privacidade que podem ter passado despercebidos, além de alterações nas políticas de privacidade de serviços que podem ter sido alteradas", completa.

A cada semana, um novo material será disponibilizado. A próxima reportagem, a ser publicada em 1º de março, abordará dicas a respeito de cópias de segurança (backups).

Ícone PDFGuia com dicas para faxina de segurança em dispositivos móveis