Ir para o conteudo 1

Autoridades à mesa durante apresentação do GovData em BrasíliaCinco bases de dados da Dataprev foram disponibilizadas e podem ser acessadas a partir desta segunda-feira (16/4) pelo GovData, Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal. O GovData é um importante aliado no monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, na racionalização do gasto público e na ampliação da oferta de serviços públicos digitais.

As bases disponibilizadas pela Dataprev são: Rais Estatística e Operacional, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi), Folha de Pagamento do INSS (Maciça) e Grupos Familiares BPC/LOAS (Grufam).

“Deixo aqui meus cumprimentos a todos os órgãos envolvidos e em especial à equipe Setic, por meio do seu secretário Luiz Felipe Salin Monteiro. A Dataprev tem envidado esforços em projetos estruturantes do governo e é importante destacar a sinergia entre os ministérios da Fazenda e do Planejamento. Estamos trabalhando na estruturação da nossa nuvem de governo e na plataforma de infraestrutura e de serviços e soluções para o GovData. Este é um passo importante e a missão da Dataprev é dar apoio ao Governo Federal na estruturação dos dados que estão sob sua guarda. O GovData é uma solução feita para melhorar a produção e gestão de informações estratégicas”, destacou o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, durante evento no edifício-sede do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para debater a tecnologia de cruzamento de dados.

Além de André Leandro, a mesa de debates foi composta pelos ministros do Planejamento, Esteves Colnago, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, pelo ministro interino da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, pelo secretário-executivo do MP, Gleisson Rubin, pelo presidente do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA), Ernesto Lozardo, e pela presidente do Serpro, Glória Guimarães.

A plataforma permite aos órgãos pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) hospedagem das suas bases no Data Lake da solução digital e acesso às diversas bases de dados sociais e fiscais dos órgãos membros do Sisp, mantendo o sigilo e a confidencialidade daqueles dados que são de uso exclusivo. São disponibilizadas uma série de ferramentas para mineração, descoberta de dados e análises estatísticas, contribuindo para melhorar a forma do governo entregar valor para a sociedade.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a Dataprev e o Serpro são responsáveis pelo aprimoramento e evolução dessa solução digital, que é capaz de unir diversas bases de governo em uma robusta infraestrutura de Data Lake e cruzar as informações entre elas. Isso acontece porque apenas o Serpro e Dataprev possuem esse conjunto de bases de informações em seus centros de dados, tornando a criação desse Data Lake um produto exclusivo da parceria das três instituições destinado aos órgãos do Sisp.

A solução disponibiliza as bases de dados mais acessadas do Governo Federal. Além das bases da Dataprev, também estão disponíveis o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), o Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg), o Sistema de Convênios (Siconv), o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg), o SiasgNet, o ComprasNet, o SiapeDW e o Sistema de Controle de Diárias e Passagens (SCDP).

Inicialmente, foram disponibilizadas 14 bases de dados, mas o número pode aumentar se outros órgãos decidirem aderir à solução.

Vantagens do uso da plataforma

O GovData é uma plataforma de análise de dados feita para facilitar o dia a dia de gestores. Entre as principais vantangens, destacam-se:

Economicidade - Hoje, os órgãos governamentais não possuem infraestrutura tecnológica suficiente para a criação de uma estrutura robusta de análise e mineração de dados. Somado a isso, para se fazer esse trabalho é necessário a contratação de diversas ferramentas. Com a adesão ao GovData o usuário terá direito à uma ferramenta de SQL para fazer consultas no Data Lake. Já as ferramentas de análise e estatísticas estarão disponíveis para utilização após contratação de serviço adicional fornecido pela plataforma.

Transparência - Disponibilização das informações de diversos órgãos dentro de um mesmo Data Lake, permitindo ao contratante o cruzamento de informações com bases de diferentes órgãos. Isso faz com que as respostas aos problemas sejam mais completas e assertivas. É um instrumento que contribui para redução de fraudes e melhoria da aplicação das políticas públicas de governo.

Gestão – O GovData vai permitir aos órgãos pertencentes ao Sisp melhorar gestão das suas ações, já que a ferramenta viabiliza a realização de análises mais ágeis das contas públicas, como a concessão de benefícios sociais, contribuindo para a melhoria da prestação de serviços públicos. Como exemplo, o GovData permitirá o mapeamento do nome de pessoas que já faleceram e continuam recebendo algum benefício social.

Adesão ao GovData

A tecnologia de ponta, voltada para o uso do governo, garante o sigilo e a individualização das informações, estando disponível para todos os órgãos federais pertencentes ao Sisp. Além disso, favorece a simplificação da oferta de serviços públicos e também a formulação, a implementação, a avaliação e o monitoramento de políticas públicas, trazendo mais transparência para o estado e a sociedade.

Utilizando o GovData, o órgão tem a possibilidade de acesso a inúmeras soluções de mineração e análise de dados, podendo cruzar os seus dados com dados de outros órgãos aderentes à plataforma, enriquecendo a geração de informações para análise. Além desse benefício, o modelo de serviços da plataforma GovData possibilita a entrega de grande valor com baixo risco, a custo competitivo, se comparado aos modelos tradicionais que requerem altos investimentos em infra-estrutura e gestão para entregar níveis de serviços similares.

Para ter acesso às bases, os órgãos responsáveis pelos dados precisarão autorizar seu uso, mantendo assim a segurança e o sigilo das informações. Para mais informações sobre como fazer a adesão à Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal, acesse o site.