Acompanhe a Dataprev

Governo federal promove mutirão no combate ao mosquito Aedes Aegypt

O Governo Federal começa, nesta sexta-feira (29), um mutirão para vistoriar os prédios públicos federais  com o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa, entre os dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro, faz parte de uma ação integrada do governo federal — desenvolvida pela Presidência da República em parceria com os ministérios do Planejamento e da Saúde — na luta contra o mosquito.
 
A ação prevê que, nesse período, os demais órgãos públicos do governo federal também mobilizem seus funcionários e seus setores de manutenção predial para que seja feita uma vistoria completa das salas e demais instalações dos seus respectivos prédios. A previsão é que até quinta-feira, 4 de fevereiro, todos os prédios públicos tenham sido inspecionados.
 
Na Dataprev, as ações incluem vistoria e limpeza nos ambientes de todas as unidades pelo país, além de divulgação de informações para conscientização de seus empregados. A campanha teve início nesta sexta (29), com um faxinaço para eliminação de fontes potenciais de hospedagem e reprodução do Aedes Aegypti. A verificação dos ambientes para eliminação dos possíveis focos será incorporada à rotina de operação dos prédios. As equipes de manutenção da empresa, por sua vez, já vêm intensificando ações preventivas e campanhas informativas buscam conscientizar os empregados sobre prevenção e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.
 
O mutirão promovido pelo governo servirá de exemplo para que, a partir da limpeza no seu local de trabalho, os empregados e servidores federais também se tornem agentes de saúde em suas próprias casas, ruas e bairros, e ajudem a combater a microcefalia no país, causada pelo Zika Vírus, e as demais doenças.
 
O país vive um momento único no enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e o mutirão nos prédios ocupados por órgãos federais é uma resposta engajada e comprometida com a saúde de todos os brasileiros. Neste sentido, é importante destacar que o mutirão é uma iniciativa inicial de um trabalho que deve ser feito de forma contínua pela administração pública federal no combate ao mosquito.
 

Acesse o hotsite do Ministério da Saúde e saiba mais sobre a Dengue, Zika e Chikungunya