Acompanhe a Dataprev

Terceira edição da maratona de programação da Dataprev terá desafio proposto peloNDEA Hackathon Dataprev 2019 começa nesta sexta-feira (25) e faz parte da programação do festival de cultura digital Hacktudo. O evento ocorre na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e é patrocinado pela Dataprev via lei de incentivo à cultura da prefeitura do município. Além das maratonas, atividades como palestras, oficinas, apresentações de drones e robôs, entre outras atrações, fazem parte do festival, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro e têm entrada gratuita.

Para o diretor de Relacionamento e Negócio (DRN) da Dataprev, André Côrte, o Hacktudo surge como um dos principais eventos de inovação do Rio de Janeiro e é uma grande oportunidade de conectar uma instituição tradicional como a Dataprev em um ecossistema focado em inovação. Processos de inovação como hackathons já fazem parte da cultura da empresa há algum tempo e têm contribuído na aceleração do processo de inovação.

“Esse tipo de evento permite conectarmos dois mundos diferentes, mas com um mesmo propósito que é a inovação. Foi em um dos nossos hackathons que surgiu a solução Prova de Vida. Sendo assim, participar do Hacktudo contribui para a cultura de inovação na Dataprev. Patrocinar esse evento é uma satisfação, um grande prazer e os frutos que ele gera são de grande relevância”, contou o diretor.

De acordo com a organização do evento, este ano, além da Hackathon Dataprev, o festival realizará o Hack Delas, que segue o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa é voltada ao incentivo da igualdade de gênero. Nesse sentido, dentro do Hack Conference haverá também uma mesa-redonda sobre “Mulheres em Tecnologia: mercado em ascensão e cada vez mais receptivo” e duas oficinas ministradas pelo coletivo Minas Programam, iniciativa voltada a desafiar os estereótipos de gênero e de raça que influenciam na relação com as áreas de ciências, tecnologia e computação.

A Hackathon Dataprev teve início em setembro de 2019, com as inscrições das equipes. Logo em seguida, foi a vez da etapa virtual, com duração de 35 horas corridas, que envolveu todas as 17 equipes inscritas. Focado nas necessidades do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o desafio era construir uma plataforma que possibilitasse a arrecadação de fundos para investimento em projetos da área da educação.

A etapa final da Hackathon Dataprev acontece a partir das 14h, na sexta-feira (25), e terá a participação de seus dirigentes, representantes da Secretaria de Governo Digital (SGD) e do FNDE. Esta edição traz diversidade no perfil dos maratonistas, com uma participação feminina e uma pessoa com deficiência, bem como de outras áreas da empresa (pessoas, negócios, dentre outras). Nesta etapa, os competidores terão 28 horas ininterruptas para cumprir os desafios propostos pelo FNDE e apresentá-los no domingo (27).