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Imagem contendo a expressão Canal de Denúncias da Dataprev e a marca da empresa IauxA Dataprev lança nesta quinta-feira (5) o seu Canal de Denúncias externo. O novo canal reafirma o compromisso com um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente e está previsto na Política de Integridade Corporativa, publicada em 2016. A empresa já possui uma ouvidoria, por meio do e-OUV, Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, e a Comissão de Ética, criada há mais de 10 anos. A principal diferença entre este canal e os já existentes é que o serviço é mantido pela Iaux, uma empresa independente, que presta assessoria em Governança, Riscos e Compliance, com garantia de anonimato e proteção contra retaliações, conforme previsto na Lei das Estatais – Lei nº 13.303/2016 – e no Decreto nº 8.945/2016, que a regulamenta.

“Nosso objetivo é fortalecer a governança corporativa, e a revisão constante e o aprimoramento dos nossos mecanismos para recebimento e tratamento de denúncias fazem parte desse processo, para consequentemente melhor proteger a empresa contra irregularidades”, ressalta o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães.

Para a superintendente de Governança e Gestão Estratégica, Caroline Costa, o principal benefício é a confiabilidade, pois a interlocução é feita com alguém de fora da empresa.

“Atualmente já possuímos a opção de anonimato nas denúncias feitas por meio da ouvidoria. A identidade da pessoa é preservada porque internamente temos esse cuidado, quando do tratamento e apuração. O principal ganho com o canal externo é a confiabilidade do denunciante, visto que se sentirá mais confortável em realizar os relatos”, argumenta Caroline.

Além de violações ao Código de Ética da Dataprev, situações que envolvam assédio moral e sexual, discriminação, preconceito, atos de corrupção, conflito de interesses e fraudes são alguns dos exemplos que podem e devem ser denunciados. O canal está disponível a todos que tenham algum tipo de envolvimento com a Dataprev, como empregados, terceirizados, clientes e fornecedores.

Pela internet

O Canal de Denúncias da Dataprev funciona 24 horas por dia, sete dias da semana e está disponível pela internet. Os relatos podem ser identificados ou anônimos. Caso a pessoa queira se identificar, seu nome será preservado e todas as informações fornecidas são sigilosas e confidenciais, ficando restrita à equipe responsável pela apuração dos fatos. Além disso, não há registro dos IPs dos computadores dos denunciantes.

O acesso é feito no site https://www.canalintegro.com.br/dataprev. O usuário deve clicar em “Registrar Denúncia” e preencher o formulário disponível na página. Quanto mais detalhes sobre a situação – o que aconteceu, quem são os envolvidos, quando e onde aconteceu o problema -, mais fácil será a análise. É possível também anexar fotos, documentos ou outros arquivos que ajudem no esclarecimento dos fatos. 

“Quando a pessoa faz a denúncia pela ouvidoria, ela preenche um formulário da Administração Pública, normalmente, com poucas informações. O formulário do canal externo é mais estruturado, direcionado e detalhado, conferindo assim mais qualidade à denúncia”, diz Otávio Santos, coordenador-geral de Integridade e Conformidade.

Após a denúncia pela internet, é gerado um protocolo de acompanhamento da situação. Caso a pessoa se lembre de mais detalhes, também é possível informar posteriormente. Tanto as denúncias feitas por meio de formulário eletrônico são registradas pela empresa especializada. Após uma análise inicial, as informações são encaminhadas para a ouvidoria da Dataprev.

Quem cuida da ouvidoria é a Coordenação de Integridade, que, a partir do relato recebido, faz um estudo mais aprofundado dos casos e verifica qual é o melhor procedimento a ser adotado.