Ir para o conteudo 1

Acompanhe a Dataprev

Detalhe de mãos segurando celular com imagem do app Meu INSSAplicativos desenvolvidos pela Dataprev para facilitar o acesso do cidadão a serviços públicos agora estão reunidos na conta oficial gov.br criada pelo Governo Federal na loja de aplicativos móveis Google Play. O objetivo é facilitar a experiência do usuário na obtenção de serviços públicos e informações institucionais.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, a iniciativa também aumenta a segurança do cidadão no uso dos aplicativos federais e a credibilidade dessas soluções, uma vez que todos aqueles que estiverem na loja virtual têm a chancela do governo.

A conta “Governo do Brasil” da Google Play já conta com 40 apps publicados. Entre eles está o Meu INSS, desenvolvido pela Dataprev para o INSS e hoje o principal canal para solicitações de serviços do instituto. Estão disponíveis ainda a CTPS Digital, em que o trabalhador acessa informações como identificação civil e contratos de trabalho e o Sine Fácil Empregador, que possibilita a oferta de vagas de emprego, pesquisa de currículos e seleção de candidatos para processos seletivos. A relação de aplicativos desenvolvidos pela empresa disponíveis na conta oficial do gov.br inclui ainda o LRPC, que significa Legislação do Regime de Previdência Complementar.

De acordo com a Secretaria de Governo Digital, dezenas de novos aplicativos devem ser migrados nos próximos meses. Os apps já disponíveis na loja virtual estão instalados e ativos em mais de 7 milhões de dispositivos móveis em todo o país, volume que se expandirá à medida que novos forem transferidos.

A gestão integrada dos aplicativos móveis atende ao projeto, disposto no Decreto 9.756/2019, de unificação de canais digitais do Governo Federal, que trata com destaque do portal gov.br. Desde o dia 1º de julho, o registro de novos aplicativos móveis em lojas de apps pelos órgãos da Administração Pública Federal deve passar pela análise de conformidade e autorização da Secretaria de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

A conta única de governo permite ainda a análise estatística e a construção de painéis de inteligência que possibilitarão acompanhar o desempenho dos aplicativos e realizar melhorias de forma mais eficiente, levando em conta as avaliações e comentários dos usuários e o número de downloads.