Acompanhe a Dataprev

Novo Portal DataprevHosting, computação em nuvem, Analytics, operação e desenvolvimento de soluções. Agora, as informações sobre os serviços de TIC da Dataprev, que apoiam importantes políticas sociais brasileiras, estão ao alcance de um clique. Totalmente reformulado, o novo portal da empresa dá visibilidade às soluções de tecnologia produzidas pela Dataprev necessárias para os programas estratégicos do governo.

É possível conhecer, por exemplo, a infraestrutura na qual é processado o pagamento mensal de cerca de 32 milhões de benefícios previdenciários e os principais serviços oferecidos aos clientes, como as soluções de visualização de dados, qualificação e validação de bases, que permitem integrar ou cruzar dados de fontes diferentes para torná-los mais confiáveis e para apoiar a tomada de decisão. “A proposta da Dataprev é se consolidar como uma integradora de soluções completas para os clientes”, afirma o presidente da empresa, Rodrigo Assumpção. “Neste sentido, a carteira de serviços disponíveis tende a se expandir de forma dinâmica e contínua, e é importante divulgá-los para potenciais clientes e para a sociedade.”

O Portal Dataprev também vem com novas aplicações que facilitam a pesquisa de dados sobre os processos de licitação e contratos firmados pela empresa, assim como sobre os concursos públicos vigentes. Na última seleção, realizada em 2014, mais de 62 mil candidatos inscritos concorreram para a formação de um cadastro de reserva. Pelo aplicativo on-line, agora é possível consultar a situação atualizada das convocações, com pesquisas por nome do candidato, número de inscrição, CPF, cargo, perfil e localização.

O novo projeto foi implementado seguindo as diretrizes de acessibilidade e usabilidade na web, além de seguir as orientações para padronização da comunicação de órgãos e entidades do governo federal em ambientes digitais. O conjunto de diretrizes estabelecido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) tem entre seus objetivos padronizar as soluções digitais dos órgãos públicos federais e facilitar a busca por informação por parte do cidadão.

"A proposta é que o foco do novo portal sejam os serviços oferecidos pela empresa.  O novo desenho tem como objetivo ainda ampliar e facilitar o acesso às informações, apoiando também o relacionamento com os clientes. Além disso, o cidadão poderá conhecer melhor o papel da Dataprev no fornecimento de soluções de TIC para o aprimoramento de políticas sociais", ressalta a coordenadora-geral de Comunicação Social da Dataprev, Marjorie Bastos. "O novo portal também promove a transparência, ao facilitar e destacar o acesso, por exemplo, a informações sobre as contas anuais e ao código de ética da empresa".

Pelo menu Transparência é possível acessar ainda o Portal de Dados Abertos da Dataprev, criado para assegurar o acesso do cidadão a dados de interesse público que estão sob a guarda da Dataprev. São informações do Anuário Estatístico da Previdência Social e do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, ambos editados pela Previdência Social, distribuídas em Grupos: Acidentes de Trabalho, Benefícios, Contribuintes, Créditos, Receita. Os dados estão publicados em três opções de formato, que permitem ser retrabalhados em novas aplicações: CSV (Comma-Separated-Values), XML (Extensible Markup Language) e JSON (JavaScript Object Notation).

A construção do novo site teve como objetivo ainda compreender as necessidades dos usuários e criar um portal com maior usabilidade. O resultado foi a reorganização dos dados do Portal Dataprev em áreas: serviços, tecnologia e operações, informações institucionais, conteúdo jornalístico e informações de governança e controle social, caso da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Sala de imprensa - Já a nova área destinada à imprensa traz, além de notícias relacionadas à empresa, o acesso a um cadastro para os jornalistas que desejarem integrar o mailing da Dataprev e receber releases, notas e avisos de pauta. Pela Central de Conteúdos, é possível também acessar fotos e publicações como a Revista Resultados, produzida pela equipe da Coordenação-Geral de Comunicação Social e publicada duas vezes por ano com um balanço dos principais resultados alcançados e iniciativas em curso na empresa. O infográfico Dataprev em Síntese, por sua vez, resume graficamente os principais números e atributos da empresa, que tem, por exemplo, 21 bilhões de registros em suas bases de dados e processou, em 2014, 8,7 milhões de solicitações de seguro-desemprego.