Ir para o conteudo 1

empregados da Dataprev recebendo o certificado

Com o objetivo de incentivar a qualidade das informações contábeis sobre dados e ações socioambientais divulgadas pelas empresas, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) realizou na última quinta-feira (14), a cerimônia do prêmio Empresa Cidadã.

A Dataprev recebeu pela terceira vez o reconhecimento, que avalia boas práticas como transparência, balanço social, demonstrações contábeis, valores de investimentos em Recursos Humanos, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e aplicação dos recursos.
 
Do total de 71 empresas inscritas, 48 receberam a certificação durante o evento, que ocorreu na sede do CRC, no Centro do Rio. 
 
O certificado de Empresa Cidadã é um projeto do CRC, em parceria com a Firjan e a Fecomércio, contando ainda com apoio técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entidades responsáveis pela análise das ações das empresas inscritas e seleção para as certificações. 
 
A certificação atesta que as informações contábeis das empresas relativas ao exercício de 2016 alcançaram os requisitos de qualidade estabelecidos pelo CRC-RJ, assim como reconhece e valoriza boas ações socioambientais e práticas de responsabilidade social.
 
“Esse reconhecimento é de grande importância dado os desafios que as empresas passam para a implementação de suas politicas. No atual cenário politico e econômico, nós entendemos que é fundamental valorizar quem atua de maneira ética, correta e transparente. Esse prêmio é uma demonstração de reconhecimento que esse processo agrega valor ao negócio e ao país”, ressaltou o gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron.
 
Representaram a Dataprev na cerimônia o gerente do Departamento de Controladoria (DECO), Marcio Souza Paula, além de Rosângela Oliveira e Jorge Sebastião, também do DECO. Estiveram presentes ainda o gerente do Departamento de Gestão Contábil (DEGC), Marcos Oliveira, e Guilherme Melecchi, da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental.  Durante a solenidade, a presidente do CRC, Vitória Maria da Silva, entregou a certificação aos representantes da empresa e agradeceu o empenho e a participação da Dataprev.
 
A Dataprev está sempre em busca de aprimorar as boas práticas em transparência das informações. Esse é nosso principal objetivo em dispor de um balanço confiável e acessível. Mais do que o prêmio, o importante para nós é o respeito às informações públicas e ao país”, disse Rosângela Oliveira, contadora responsável pela elaboração das demonstrações contábeis.
empregados da Dataprev recebendo o certificado
 
Sobre a certificação
 
Criada em 2001, a certificação de âmbito nacional reconhece boas práticas de responsabilidade social e ambiental, além de demonstrações financeiras precisas, em empresas brasileiras de todos os portes. As grandes empresas são certificadas de acordo com o Balanço ou Relatório Socioambiental e das Demonstrações Contábeis do exercício de 2016. As pequenas e médias são avaliadas com base em formulário disponível no site do CRC/RJ, a ser preenchido pelas instituições inscritas.
 
Recebem certificado as instituições que obtêm nota acima de 50% da pontuação estabelecida no regulamento do CRC/RJ. Os organizadores do evento observaram que nos últimos anos as empresas têm fornecido relatórios com notas explicativas muito mais detalhadas. Através da Lei 11.941/09, os relatórios seguem o International Financial Reporting Standards (IFRS), padrões internacionais utilizados por muitos países, a exemplo da China, Austrália, Japão, Canadá. Rússia e a Comunidade Europeia.