Ir para o conteudo 1

Arthur de Souza Gomes, Marco Aurélio Guilherme da Silva, Rosangela Patrício, Diogo Rosa e José Porphírio Araujo de Miranda recebem Prêmio A3P.A Dataprev foi a vencedora da categoria “Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais” do 7º Prêmio A3P. A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente reconhece práticas de sustentabilidade na administração pública de todo o país. Nesta edição do prêmio mais de 70 projetos foram inscritos. Nessa quinta-feira (23), em Brasília, 12 projetos finalistas foram premiados em quatro categorias: Destaque da Rede A3P, Gestão de Resíduos Sólidos, Inovação na Gestão Pública e Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, categoria na qual a Dataprev foi a 1ª colocada.

Receberam a premiação José Porphírio Araujo de Miranda, superintendente de Gestão de Pessoas, Diogo Rosa, superintendente de Serviços Logísticos, Rosangela Patrício, coordenadora-geral do Gabinete da Presidência, Marco Aurélio Guilherme da Silva, coordenador de Responsabilidade Socioambiental, e Arthur de Souza Gomes, gerente da Divisão de Projetos e Obras, que apresentou o projeto da Dataprev na cerimônia de premiação do A3P.

O projeto vencedor apresentado pela Dataprev abordou ações de construção sustentável, caso do edifício-sede da empresa, localizado em Brasília, e da Unidade de Desenvolvimento da Paraíba (UDPB), que gerou mais de 20% de economia do consumo de água. Outras ações globais envolveram a melhoria do ambiente de trabalho, reduzindo a quantidade de divisórias e utilizando móveis produzidos com madeira de origem certificada e a implantação de bicicletários e vestiários que tornaram efetivo o incentivo ao uso de meios de transporte alternativos. No Data Center Distrito Federal (DCDF) ainda foi implementada uma solução de corredor quente e frio para economizar energia, além de ações específicas em outros estados.

Tais mudanças permitiram que a empresa, que aderiu ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em 2016, conquistasse a primeira colocação já na premiação seguinte. O Prêmio A3P é realizado a cada dois anos e três das quatro categorias são para projetos de instituições que aderiram ao programa. Já a categoria Destaque A3P é concedida a entidades que ainda não fazem parte da rede, caso do 2º lugar conquistada pela Dataprev em sua primeira participação no prêmio em 2016.

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, ressaltou a importância do Prêmio A3P durante a cerimônia de entrega de troféus. “É importante nos reunirmos para reconhecer o trabalho de instituições públicas que estão se destacando. Trata-se de mais uma demonstração do protagonismo do Brasil na agenda ambiental. As instituições premiadas hoje são exemplos de iniciativas simples que fazem a diferença”, afirmou.