Ir para o conteudo 1

A transição do papel para o digital é uma realidade e o crescente acúmulo de informações em formato digital em todas as áreas demanda um serviço que permita a perpetuidade das informações, sejam elas jurídicas, científicas, culturais ou de outro segmento.

Com o objetivo de expandir o seu portfólio de serviços, a Dataprev vem desenvolvendo um conjunto de soluções em nuvem privada de governo em que será possível preservar as informações por longo prazo, sem risco e com migração de suportes ou sistemas. Além de guardar os dados de forma segura e confiável, o serviço de preservação digital garante a perpetuidade de informações digitais e a autenticidade de documentos digitais, e elimina o risco de obsolescência de tecnologias e de dependência de sistemas proprietários.

“Mesmo documentos digitais natos têm vulnerabilidade. A orientação, nesse sentido, é que esses dados não sejam mantidos em infraestrutura própria, mas que a guarda seja feita por especialistas, que estão preparados para esse tipo de atendimento, como a Dataprev”, explica o presidente da empresa, André Leandro Magalhães.

O serviço é um dos destaques da 14ª edição da Revista Dataprev Resultados, que traz na capa aplicativos desenvolvidos pela Dataprev, como a CTPS Digital e o Sine Fácil, que reduzem filas e dão agilidade na busca de informações por parte do cidadão. A publicação aborda ainda como a empresa tem se comportado frente às novas tendências do mercado de TI e as estratégias em estudo para aprimorar a eficiência dos serviços públicos.

Leia a 14ª edição da Revista Dataprev Resultados na íntegra

Investimentos feitos nos últimos anos aumentaram a segurança, a capacidade energética e a disponibilidade dos data centers da Dataprev, levando à empresa a mais do que dobrar a sua infraestrutura tecnológica. Dois dos três ambientes já têm hoje a classificação internacional Tier III.

“O parque computacional da Dataprev está equipado para garantir não só a preservação de dados por longos períodos de tempo, mas principalmente as características de integridade, autenticidade e confidencialidade das informações da sociedade brasileira e do cidadão, seja no setor público ou privado”, afirma o diretor de Tecnologia e Operações, Matheus Belin.

As soluções podem ser configuradas conforme a necessidade de cada cliente e o acesso, por meio de nuvem privada de governo, garante a segurança do dado e alta disponibilidade. Elas englobam serviços de armazenamento de dados e utilizam as tecnologias dos data centers da Dataprev para operações de Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), por meio do armazenamento em disco de metadados e dados para curto prazo, e de preservação de dados em formato digital e visual por longo prazo.

Cópias dos dados ficarão armazenadas nos data centers da Dataprev, e outra, de segurança, estará disponível aos clientes para armazenamento em seu próprio ambiente de preservação.

Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos

Uma das soluções prontas e já comercializada pela Dataprev é o e-Doc, Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos, que substitui a tramitação de papel e processos físicos. Por meio da ferramenta é possível agilizar processos e reduzir o consumo de papel, garantindo economia e ganhos socioambientais. A consulta às informações é imediata.

A ferramenta, que também é utilizada pela Dataprev, está aderente às normas e portarias do Governo Federal relacionadas à gestão de documentos. Possibilita a digitalização, o arquivamento e recuperação de documentos em formato padronizado e controle e acompanhamento da sua tramitação com garantia de segurança em todo o processo. Outra vantagem é a redução da incidência de perdas e extravios de documentos.

Entre as características, destaca-se a possibilidade de importação dos mais variados documentos para dentro do sistema, como PDF, DOCX, ODT, e também de mídias contendo áudio e vídeo.

Leia também:

Cidadão.Br: plataforma de autenticação facilita acesso a serviços públicos

Nuvem de Governo: Credibilidade e disponibilidade são o diferencial da Dataprev