Ir para o conteudo 1

Presidente da Dataprev assinando o contrato com a FGVA Dataprev receberá estudantes de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para uma imersão prática nos projetos da empresa. O Field Project é uma iniciativa da FGV que proporciona aos seus alunos uma interação direta entre o aprendizado acadêmico e práticas profissionais administrativas. O convênio foi assinado pelo presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, na sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, e tem vigência de dois anos.

O projeto prevê que estudantes de graduação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) acompanhem o desenvolvimento de solução de problemas reais na Dataprev, com a participação das equipes da empresa e apoio dos pesquisadores da instituição de ensino. A experiência contribui para o desenvolvimento profissional e intelectual dos alunos por meio de vivência direta com desafios organizacionais e traz para a Dataprev perspectivas de novos olhares para as questões do cotidiano, conforme explica André Leandro Magalhães.

“Fomentar esse tipo de parceria entre empresa e meio acadêmico é fundamental. Para uma empresa que trabalha constantemente com inovação, ouvir e aprender com jovens é uma troca de grande valor, ao mesmo tempo que levamos a eles todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos na empresa. Alinhar teoria e prática agrega valor para ambos”, ressaltou.

Na Dataprev, o trabalho será remoto, com encontros e reuniões periódicas, de acordo com as necessidades observadas no desenvolvimento do projeto. Na FGV, os alunos terão uma estrutura de apoio, com professores e coordenador, de forma a auxiliá-los no aprendizado e na execução das atividades propostas pelo projeto e área de atuação.

A expectativa inicial é que o projeto-piloto seja realizado na área de compras, mais especificamente no Serviço de Estratégia de Compras (SEEC), abrangendo, ainda, a Divisão de Planejamento e Estratégia de Compras (DIPC) e o Departamento De Compras (DECP), áreas que fomentaram os contatos com a FGV para realização do convênio. O projeto escolhido para o acompanhamento e atuação dos alunos foi o da implementação e adequação da metodologia de strategic sourcing ao modelo de compras da empresa.

Uma vez concluído o piloto, a expectativa é estender a parceria para outros departamentos da empresa, desde que vinculada à área de Administração. Este convênio não possui vínculo empregatício, não havendo nenhum tipo de remuneração, tendo como foco central a realização de projetos, o desenvolvimento de talentos e a aproximação da Dataprev com a área acadêmica.