Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 08/10/2019 - 09:45

Maratona de programação será durante o Hacktudo, festival de cultura digital, entre os dias 2 e 4/11, na Cidade das Artes, no RJ, e tem entrada gratuita. Equipe vencedora participará de evento de tecnologia nos EUA.

 

Equipe reunida posa para foto junto com o presidente da DataprevVinte maratonistas, cinco equipes. Os participantes do III Hackathon Dataprev foram recepcionados pelo presidente André Leandro Magalhães, e os diretores de Tecnologia e Operações, Matheus Belin, e de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações, Ricardo Junqueira, nesta quinta-feira (1º) no edifício Waldir Pires, no Rio de Janeiro. O evento foi transmitido para os demais estados.

“Esta é uma competição sadia, em que podemos exercitar a nossa essência, que é de desenvolver soluções em benefício dos nossos clientes e da sociedade. Então, independentemente do resultado, somos todos vencedores”, disse o presidente durante a abertura oficial do evento. O presidente conversou com os maratonistas e apresentou o kit com camiseta, caneca e cordão para crachá que será distribuído no local do evento.

O Hackathon Dataprev será durante o Hacktudo, festival de cultura digital, entre os dias 2 e 4 de novembro, na Cidade das Artes, no RJ, e tem entrada gratuita.

André Leandro aproveitou a oportunidade para lembrar que os aplicativos Meu INSS, Sine Fácil e CTPS Digital foram concebidos durante outros eventos de tecnologia e trouxeram benefícios significativos para a população.

“A rede física do Ministério do Trabalho, por exemplo, atendia cerca de 1,5 milhão de pessoas por mês. Com o Sine Fácil, esse atendimento se multiplicou e hoje temos algo em torno de 7,6 milhões de atendimentos por mês. Ou seja, nós ampliamos a possibilidade de acesso à recolocação profissional dessas pessoas, agilizamos processos e trouxemos economicidade para os cofres públicos”, destacou o presidente.

Escolha das propostas

Na parte da tarde, os participantes receberam um caderno com as 15 propostas de desafios para a maratona, todas vinculadas ao tema do Hackathon: “Digitalização dos Serviços Sociais ao Cidadão”. Cada proposta tem um título e um resumo do problema que precisa ser solucionado.

As equipes devem, então, escolher 5 propostas, especificando a prioridade de cada uma delas, sendo a prioridade 1 a maior, e 5 a menor. Cada equipe só pode trabalhar com uma proposta. Em caso de empate, ou seja, se duas ou mais equipes escolherem a mesma proposta como prioridade 1, será feito um sorteio.

Critérios de avaliação

Também nesta quinta, foram apresentados os critérios de avaliação dos jurados: inovação; criatividade; qualidade técnica do protótipo e da documentação; complexidade da implantação; e conexão ao tema. Eles têm o mesmo peso.

Com base nesses critérios, foram elaboradas 10 perguntas que deverão ser respondidas pelos maratonistas durante a defesa das propostas. Cada equipe terá 15 minutos para apresentar a sua solução aos 5 jurados. Estes deverão dar uma nota de 0 a 10 para cada critério. A nota do jurado para cada equipe serã calculada pela média das notas dos 5 critérios. E a nota final da equipe será calculada com a média das notas dos 5 jurados. A equipe vencedora será aquela que obtiver a maior nota final. O resultado da maratona será divulgado no dia 4/11, às 19h.

Premiação

O grupo vencedor participará do Customer Technology Association 2019, que acontecerá entre 8 e 11 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Programação

A maratona de programação da Dataprev terá início no dia 2 de novembro, às 8h30, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no RJ, com o credenciamento dos competidores. A partir das 10h de sexta-feira (2) e até as 17h de domingo (4), as equipes irão se dedicar ao desenvolvimento da solução do desafio apresentado pela Superintendência de Negócios e Inovação.

A apresentação e avaliação das soluções acontecerá em seguida e a divulgação do resultado do Hackathon Dataprev 2018 está prevista para 19h do dia 4 de novembro. Pelas redes sociais da Dataprev será possível acompanhar todas as etapas e também ter acesso a outras informações sobre o Hacktudo. Todos os detalhes estão no site do festival.