Acompanhe a Dataprev

Homem de costas olhando para imagens de nuvem, celular e laptop, com os dizeres "Faxina Digital"A realização de backups regulares é essencial para a preservação de arquivos pessoais, documentos ou fotos. Este é o segundo tema da série de reportagens que traz dicas de especialistas da Dataprev para a manutenção de dispositivos seguros e a preservação de informações pessoais. Uma faxina digital periódica deve prever a produção de cópias de segurança para a duplicação das suas informações armazenadas em algum lugar diferente do original.

“Infelizmente, na correria do dia a dia, muitas pessoas ainda falham em fazer backups regulares. Mas é a essas cópias de segurança que o usuário poderá recorrer caso, por exemplo, apague acidentalmente arquivos ou seja infectado com um malware”, explica Walter Andriola, da equipe de Planejamento de SIC e Continuidade de Negócios da Dataprev, responsável pela elaboração do material.

Um guia, que pode ser baixado em PDF, traz dicas para a escolha, por exemplo, de onde podem ser armazenados esses backups. O usuário pode escolher entre uma mídia física, como um pendrive, ou a nuvem, por meio de serviços on-line que armazenam dados na internet.

“Nesse caso, é importante pesquisar o provedor do serviço de nuvem e suas políticas de uso”, ressalta.

Faxina digital – Dicas elaboradas por especialistas da Coordenação-Geral de Segurança de Informações da Dataprev são o tema de uma série de reportagens que será publicada até o fim de março no Portal Dataprev. A iniciativa integra o Programa de Conscientização em Segurança da Informação da empresa.

A cada semana, um novo material será disponibilizado. A próxima reportagem, a ser publicada em 8 de março, abordará dicas sobre senhas.

Leia também: Faxina digital mantém dispositivos seguros e informações pessoais preservadas