Acompanhe a Dataprev

Imagem do novo portal sendo acessada pelo celular e pelo computadorO Portal Dataprev está de cara nova. Reformulado e com um layout mais moderno, ele passa a ter foco nas soluções desenvolvidas pela empresa. Dividido em quatro grupos – para governo, para empresas, para o cidadão e exclusivas – o portfólio virtual traz ferramentas para as áreas de Nuvem, Inteligência de Negócio e Desenvolvimento, além de produtos feitos sob medida para os clientes e aqueles voltados para facilitar o acesso do cidadão a serviços públicos, como a Carteira de Trabalho Digital, o Sine Fácil e o Meu INSS.

“O lançamento deste novo canal era uma meta desde que assumi a presidência da Dataprev. Nossa ideia era ter plataforma mais moderna e apresentar nossa linha de negócio que hoje não é apenas direcionada ao setor público, mas ao mercado como um todo”, destacou a presidente Christiane Edington.

O novo portal entrou no ar nesta terça-feira (8). “A nossa nova interface com o usuário está alinhada às diretrizes desta gestão, em que produtos e serviços são os protagonistas dos negócios que envolvem a Dataprev”, ressaltou o diretor de Desenvolvimento e Serviço, André Côrte.

Informações institucionais e todo conteúdo voltado para a Transparência Ativa foram reorganizados para facilitar a busca. Pelo portal, o usuário também acompanha as notícias e fica por dentro das novidades sobre a empresa.

O novo desenho segue as diretrizes estabelecidas no Guia de estilo da Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder Executivo Federal, assim como seu Manual de Diretrizes, com orientações para facilitar a navegabilidade e tornar o conteúdo mais intuitivo e acessível a todos os públicos. O trabalho envolveu as áreas de Comunicação Social da empresa, Desenvolvimento, Infraestrutura, Produtos e Padrões de Desenvolvimento.

Para o desenvolvedor Fabio Gameleira, da Unidade de Desenvolvimento de Software Rio de Janeiro (UDRJ), um dos principais desafios foi implantar um novo portal em paralelo ao que era acessado anteriormente.

“Criamos e implantamos uma interface visual nova sem afetar o ambiente atual da produção, uma vez que toda a infraestrutura e o conteúdo são os mesmos. Dessa forma, garantimos agilidade na implantação, sempre com o cuidado de não afetar o conteúdo que estava publicado no site anterior”, explica Fabio.

O novo portal foi desenvolvido em 45 dias, em Drupal, a mesma ferramenta do site anterior, mas conta com novas funcionalidades e elementos. “Implementamos novos módulos, como Carrossel e Cards, que também são usados hoje no site do Governo Federal”, cita Fabio. Outra preocupação foi manter o conceito de acessibilidade, que permite o acesso à informação por pessoas com deficiência.