Ir para o conteudo 1

Imagem de alguns aplicativos lançados pela Dataprev com o texto Retrospectiva 2017Uma série de entregas marcaram o ano de 2017 na Dataprev. O lançamento de produtos é também o resultado de uma série de mudanças internas, no que diz respeito à tecnologia e a metodologias gerenciais que foram implementadas.

Como consequência, a empresa obteve um merecido reconhecimento pelo mercado, que se traduz em prêmios e solicitações de convênios, parcerias e patrocínios que, por sua vez, têm trazido cada vez mais visibilidade à empresa e influenciado positivamente na sua imagem e reputação.

Relembre abaixo alguns dos principais momentos vividos pela empresa no ano que se encerra.

ENTREGAS

Desde 2015, a Dataprev investe em práticas de Integração Contínua (IC) e Entrega Contínua (EC), recursos para melhorar a qualidade do software que desenvolve, principalmente, com metodologia ágil. O resultado disso pode ser conferido nos produtos lançados pela empresa em 2017, como os aplicativos desenvolvidos pela Dataprev para levar mais comodidade e conveniência no acesso aos serviços prestados pelo governo.

Também com o objetivo de aprimorar os processos internos da empresa, foi implementado um novo modelo de monitoramento e gestão, por meio do processo “Realizar Gestão do dia a dia”. Neste padrão, os responsáveis pelo acompanhamento e pela implementação das melhorias nos processos organizacionais são chamados de "Guardiões do Processo".

Sine Fácil

Desenvolvido pela Dataprev, o aplicativo Sine Fácil foi lançado em maio pelo Ministério do Trabalho. A solução permite que o trabalhador encontre, de forma prática e rápida, vagas adequadas ao seu perfil, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar informações sobre abono salarial, entre outros serviços. Com o Sine Fácil o cidadão tem acesso aos serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets.

Cidadão.Br

A plataforma de autenticação eletrônica Cidadão.Br — desenvolvida e mantida pela Dataprev — facilita o acesso da população a serviços públicos pela internet. Com uma senha única — gerada a partir de dados pessoais e profissionais presentes nas bases governamentais — é possível acessar diferentes serviços com mais segurança e facilidade, como o extrato de informações previdenciárias, a segunda via da carta de concessão de benefícios e histórico de créditos, assim como informações sobre o seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e abono salarial.

CTPS Digital

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ganhou uma versão digital desenvolvida pela Dataprev. Lançado em novembro pelo governo, o aplicativo do Ministério do Trabalho permite ao trabalhador acessar todos os dados disponíveis no documento impresso, como informações da identificação civil e dos contratos de trabalho.

INFRAESTRUTURA

Tier III

O ano termina com o Data Center Rio de Janeiro recebendo a certificação Operational Sustentability — no nível ouro, a mais alta certificação do sistema de classificação Tier III. Em novembro, o Data Center São Paulo já havia recebido o mesmo reconhecimento da organização internacional Uptime Institute, entidade máxima em certificação de data center e a única que pode emitir o certificado usando o padrão Tier.

Com essas conquistas, a Dataprev tornou-se a primeira empresa pública do país a receber o selo Operational Sustentability e a completar o ciclo Tier III. Os ambientes possuem também os selos Design e Facility.

O sistema Tier Classification é um padrão global reconhecido pela confiabilidade e o desempenho de data centers que garante que as operações estão alinhadas com os objetivos de negócios e com as expectativas de disponibilidade dos ambientes.

Juntos, os data centers do RJ, SP e Brasília sustentam os serviços prestados pela Dataprev a clientes como o INSS, a Receita Federal e o Ministério do Trabalho. Conectados por circuitos de alta velocidade, eles funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e contam com parque tecnológico atualizado e salas-cofres certificadas e blindadas.

PRÊMIOS

Assim como em anos anteriores, o trabalho desenvolvido pela  Dataprev foi reconhecido por meio de prêmios nacionais e internacionais.

Melhores e Maiores da Exame

A empresa foi eleita, em 2017, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor empresa do setor Indústria Digital pela publicação Melhores e Maiores da Exame, da Editora Abril. A avaliação levou em consideração critérios como vendas líquidas, lucro líquido ajustado, patrimônio líquido ajustado e margem das vendas. A maior pontuação da Dataprev na avalição das dez melhores do setor de Indústria Digital foi no item riqueza criada por empregado, em US$, em que a empresa atingiu 97.369.

DCD Awards Latin America 

A Dataprev recebeu o prêmio de ‘Melhor Prestação de Serviço Digital no Setor Público’ da edição latino-americana do DCD Awards 2017, na Cidade do México, em setembro. A premiação internacional é promovida pela empresa Datacenter Dynamics para destacar iniciativas de inovação, eficiência e os melhores projetos da indústria de data centers na América Latina.

DCD Awards Global 

A Dataprev foi finalista na categoria ‘Melhor Projeto de Prestação de Serviço Digital no Setor Público’, da edição latino-americana do DCD Awards 2017, premiação mundial promovida pela empresa Datacenter Dynamics para destacar iniciativas de inovação e eficiência em data centers.

A empresa concorreu na categoria Data Center Operation Team of the Year - Enterprise, ou Melhor Equipe de Gestão de Data Centers - Empresa, em português. E apesar de não ter vencido a categoria, está entre os quatro melhores times de 2017.

ENAP 

Em agosto, a Dataprev foi uma das premiados do 21º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), solução desenvolvida pela empresa que moderniza a captação e o tratamento dos dados dos registros civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos por meio da digitalização, em um fluxo que conecta os cartórios aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro.

Negócios 360º 

O guia Época Negócios 360º elegeu a Dataprev a terceira melhor empresa no setor Tecnologia da Informação: Software e Serviços. O destaque foi a dimensão “Desempenho Financeiro”, na qual a empresa conquistou o primeiro lugar. A publicação traz o ranking das melhores empresas do país, levando em conta seis critérios – desempenho financeiro, governança corporativa, práticas de RH, capacidade de inovar, visão de futuro e responsabilidade socioambiental – em 27 setores da economia.

Valor

Na 17ª edição do anuário “Valor 1000”, publicado pelo jornal Valor Econômico, a Dataprev ocupa o 11º lugar na categoria TI e Telecom. O anuário feito pelo jornal Valor Econômico que analisa o desempenho de empresas de 26 áreas diferentes. O anuário é visto como um importante guia de referência para empresas estatais e privadas.

IstoÉ Dinheiro  

A Dataprev foi eleita em 2017 campeã na categoria Serviços Públicos da 15ª edição da “As Melhores da Dinheiro”, promovido pela revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três. Esta é a terceira vez que a empresa vence nesta categoria. A premiação leva em conta os resultados da empresa em 2016, ano em que a Dataprev reforçou sua postura de gestão focada na redução de custos e renegociação de contratos. Esses ajustes proporcionaram um saldo financeiro positivo, considerando as restrições orçamentárias dos principais clientes governamentais.

Ser Humano 

A Dataprev recebeu, em novembro, o prêmio Ser Humano, na categoria Organizações Públicas, com o case "Hackathon: inovação e conhecimento, com foco no cidadão", baseado nas maratonas de programação que têm como objetivo o desenvolvimento de novas soluções para o apoio a políticas públicas e sociais. A cerimônia de premiação, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, foi realizada no auditório da Firjan, no Rio de Janeiro.

Empresa Cidadã

Em dezembro, a Dataprev recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação de Empresa Cidadã. O prêmio, concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), adveio do reconhecimento pelas boas práticas, como transparência, balanço social, demonstrações contábeis, valores de investimentos em Recursos Humanos, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e aplicação dos recursos.
 

PATROCÍNIOS

Aprovada como contribuinte incentivadora pela Prefeitura do Rio em 2016, a Dataprev patrocinou, ao longo de 2017, três projetos culturais. Inicialmente, os projetos foram inscritos no Portal Dataprev. Em seguida, uma equipe multidisciplinar, considerando o planejamento estratégico da empresa e diretrizes governamentais, selecionou três deles – o Museu da Vida; o programa MAR na Academia, desenvolvido pelo Museu de Arte do Rio e o HackPuc 2017 – para fornecer um incentivo de até 20% do total do ISS apurado.

O programa MAR na Academia promove o intercâmbio entre a academia e as artes. Ele consiste no apoio a processos de aperfeiçoamento dos cursos universitários de formação de professores de arte para o ensino fundamental, por meio de estágios, cursos de extensão, fomento à pesquisa, formação de acervo bibliográfico, publicações, colóquios e uma série de debates que compõem sua agenda.

Por sua vez, o Museu da Vida é um centro dedicado à preservação da memória da Fiocruz e às atividades de divulgação científica, pesquisa, ensino e documentação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil. O espaço conta com um castelo, uma pirâmide, uma tenda de teatro, laboratórios, trilhas histórico-ecológicas, um borboletário e salas de exposições para receber cerca de 4 milhões de visitantes por ano, a grande maioria estudantes e professores da rede pública de ensino.

Já o festival digital HackPuc 2017, realizado em agosto, consiste em uma maratona de programação que reúne anualmente cerca de 150 universitários para o desenvolvimento de soluções inovadoras e que tragam benefícios para a população. Os vencedores da maratona puderam conhecer de perto a estrutura do Data Center Rio de Janeiro.

Outro projeto patrocinado pela Dataprev em 2017 foi o Favela On, uma maratona de inclusão digital voltada para moradores de favela. Realizado em janeiro, no Espaço Cufa, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o evento reuniu cerca de mil pessoas para assistirem a palestras e participarem de workshops e oficinas.

 

II Hackathon da Dataprev

O projeto o “Prova de vida” – cujo escopo é o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis que permite aos beneficiários do INSS a possibilidade de realizar o processo anual de prova de vida sem a necessidade do deslocamento até a agência bancária – foi o grande vencedor do II Hackathon da Dataprev.

Registrando uma elevação de mais de 100% em relação à quantidade de projetos inscritos em 2016, a maratona de desenvolvimento — são 43 horas de imersão para desenvolver os projetos — teve, neste ano, além do foco na busca de soluções para a melhoria da vida do cidadão brasileiro, uma segunda vertente temática, relacionada à automação de processos com uso da robótica.

Como prêmio, a equipe vencedora participará de uma jornada de conhecimento (Innovation Safari) no Vale do Silício, Califórnia (EUA), onde, durante uma semana, em março de 2018, cumprirá uma agenda de visitação a empresas de tecnologia instaladas no Vale, além de startups associadas a parceiros de negócio da Dataprev.

Convênios

A Dataprev recebeu estudantes de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em outubro, para uma imersão prática nos projetos da empresa. O Field Project é uma iniciativa da FGV que proporciona aos seus alunos uma interação direta entre o aprendizado acadêmico e práticas profissionais administrativas. O convênio tem vigência de dois anos.

Parcerias

Em março, a Dataprev assinou um contrato com a Telebras para fornecimento de toda a rede da Previdência, incluindo agências, gerências e superintendências regionais e entidades parceiras. Ao todo, a rede é formada por mais de 1.700 circuitos ativos de comunicação de dados em todo o Brasil, conectados aos data centers da Dataprev.

Apoio

A Dataprev foi uma das apoiadoras institucionais da conferência “Expo TIC Brasília 2017”, que ocorreu em maio, em Brasília. O evento foi direcionado a executivos, gerentes, supervisores e profissionais da área e será realizado através de painéis e palestras, com foco nas três principais trilhas de TI e Comunicações: Governança (de TIC, Sistemas e RH), Negócios Digitais, Tecnologia e Inovação. Entre os temas abordados, estiveram serviços em nuvem, transformação digital de serviços públicos, Blockchain, DevOps, inteligência artificial, computação cognitiva e cidades inteligentes.