Acompanhe a Dataprev

Pelas entregas de soluções que melhoram a vida dos cidadãos, participação em eventos de tecnologia, conquista de prêmios e certificações, vê-se que 2019 foi um ano de importantes conquistas para a Dataprev. Reveja as histórias e as imagens que marcaram o ano que encerra a década, na empresa. 
Infográfico
 
 
JANEIRO
 
Gestão de ativos de software
 
Com objetivo de maximizar recursos e aprimorar a gestão de ativos, a Dataprev passa a empregar, em janeiro, a metodologia SAM, Software Asset Management), regida pela norma ISO 19770, que norteia as práticas de gerenciamento de ativos de TI adotadas na empresa. Com a nova metodologia, passa a haver melhora de controles financeiros, patrimoniais e operacionais, bem como a tomada de decisão a respeito dos investimentos em TIC.
 
gestão de ativos
 
 
 
III Hackathon 
 
A equipe vencedora do III Hackathon Dataprev visitou o maior evento de tecnologia do mundo: a CES 2019 (Consumer Electronics Show), que aconteceu entre 8 e 11 de janeiro, em Las Vegas. De lá, os quatro maratonistas seguiram para o Vale do Silício, na Califórnia, onde conheceram empresas de alta tecnologia, como a Google. A viagem foi o prêmio da maratona de programação e teve como objetivo proporcionar ao grupo um intercâmbio cultural e tecnológico, além de contribuir para a melhoria do desempenho das atividades laborais.
 
Equipe vencedora do Hackathon 2018
 
 
 
 
FEVEREIRO
 
Tier III Facility 
 
O Data Center Distrito Federal (DCDF) conquistou, em fevereiro, a certificação Tier III Facility. O selo assegura o atendimento a requisitos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação.  As adequações físicas, auditorias e testes necessários foram concluídos ainda em dezembro de 2018, quando se iniciou o prazo para emissão do certificado, conferido pelo Uptime Institute.
 
Infográfico TIER
 
 
 
Nova presidente
 
A executiva de Tecnologia de Informação, Christiane Edington, tomou posse como presidente da Dataprev, em 28 de fevereiro, substituindo André Leandro Magalhães. Graduada em Processamento de Dados, Edington tem pós-graduação em Engenharia de Software pela UFBA, MBA pela FGV e MBA Executivo pela IESE Business School, em Barcelona. Possui sólida experiência em TI e no setor de telecomunicações. Atuou durante oito anos como VP de Tecnologia da Informação e Processos da Telefônica Vivo. Foi eleita três vezes executiva de TI do ano pela Informática Hoje e IT Mídia.    
 
A presidente da Dataprev, Christiane Edington na posse
 
 
 
 
MARÇO
 
Balanço
 
Consolidando uma década de indicadores positivos, o lucro da Dataprev foi de R$ 151 milhões em 2018. O resultado, publicado em abril no Diário Oficial da União, superou em 10,16% o de 2017 (R$ 136 milhões). A empresa fechou o ano com 3,7 mil empregados.
 
Imagem de arquivo
 
 
 
ABRIL
 
Transformação Digital
 
O projeto de Transformação Digital do INSS foi lançado oficialmente, em abril, no auditório do edifício-sede da Dataprev, em Brasília pelos gestores dos órgãos envolvidos diretamente no projeto – INSS, Secretaria de Governo Digital e Dataprev - e pelas secretarias Especial de Modernização do Estado/SG/PR e Especial de Previdência e Trabalho.
 
Apresentação da Transformação Digital

 
 
TIER III Operational Sustainability Gold
 
Em abril, o Data Center Distrito Federal (DCDF) atingiu o último nível da classificação Tier III, conquistando a certificação Operational Sustainability no nível ouro, a mais alta do sistema de classificação. O selo é conferido pelo Uptime Institute, organização internacional que atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. Um data center Tier III não interrompe as suas operações para substituir equipamentos ou realizar serviços de manutenção.
 
 
Equipe DCDF
 
 
 
MAIO
 
Banco de Preços 
 
O setor de compras da Dataprev passou contar, em maio, com uma ferramenta que otimiza o processo de compras ao automatizar as estimativas de preços e ampliar a relação de fornecedores: o Banco de Preços. Ele é diariamente atualizado, sistematizado por regiões, estados e municípios, alimentado com preços obtidos em licitações e efetivamente contratados pelo poder público. Desenvolvida pelo portal Negócios Públicos, a solução atende a demandas das áreas de TI e Logística. 
 
Imagem do banco no descktop
 
 
 
 
 
Meu INSS
 
Maio começou com mais de 20 serviços de manutenção de benefícios passando a ser pedidos pelo Meu INSS sem que o cidadão precise comparecer à uma agência da Previdência, em mais uma etapa do projeto de Transformação Digital do INSS e pela Secretaria de Governo Digital, com o apoio também das secretarias Especial de Modernização do Estado/SG/PR e Especial de Previdência e Trabalho. A partir de então, o cidadão passou a poder recorrer, pedir revisão ou cópia de processo pelo Meu INSS. Ainda em maio, foi lançada a nova calculadora do Meu INSS para que o usuário verifique se preenche os requisitos legais necessários para a concessão da aposentadoria por idade e simular o valor da renda mensal do benefício.
 
 
Meu INSS no descktop
 
 
 
 
 
 
Trabalho infantil
 
Pelo segundo ano, a Dataprev recebeu o certificado ‘Entidade Pro’ por ajudar a proteger, promover e profissionalizar adolescentes e jovens egressos do trabalho infantil em Pernambuco, em 2018. Em 2015, a empresa já havia sido reconhecida pela mesma iniciativa.
 
 
certificado
 
 
 
JUNHO
 
Trabalho em conjunto 1
 
A Dataprev trabalhou em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) na construção da plataforma de acesso ao GOV.BR, lançada em junho. O projeto foi uma iniciativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e tem como objetivo principal oferecer ao cidadão brasileiro uma plataforma de autenticação única para todos os serviços digitais do governo. A proposta é unir o Brasil Cidadão, que é uma plataforma de autenticação focada no acesso aos serviços da área fiscal, e o Cidadão BR, cujo foco são os acessos aos serviços de cunho social.
 
 
Equipes da Dataprev e do Serpro
 
 
 
 
JULHO
 
Trabalho em conjunto 2
 
O Compartilhamento de espaços físicos inaugurou, em julho, um novo tempo para Dataprev e Serpro. A unidade da Dataprev em Minas Gerais e seus 88 empregados mudaram para o endereço da Regional Belo Horizonte do Serpro, dando início efetivo ao compartilhamento de espaços físicos entre as duas empresas. As instalações seguem o novo padrão de ambientes corporativos da empresa, que tem como base as tendências mundiais de planejamento e organização do espaço de trabalho. O objetivo é propiciar ambientes mais confortáveis e produtivos.
 
 
Logos da Dataprev e do Serpro
 
 
 
 
Meu INSS 2
 
Como parte da Transformação Digital do INSS, que conta com a Dataprev como parceira tecnológica do projeto, em julho, 90 dos 96 serviços do Instituto passaram a poder ser solicitados sem sair de casa. O conjunto dos novos serviços disponíveis a distância representa uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais que agora poderão ser feitos pela internet e pelo telefone. 
 
 
Meu INSS 3
Ainda como reflexo do projeto de Transformação Digital no INSS, realizado em parceria com a Dataprev e outros órgãos do Governo Federal, o número de pedidos de aposentadoria feitos ao instituto em julho chegou a cerca de 235,4 mil, um recorde no ano.
 
Meu INSS no celular
 
 
 
 
 
 
30 anos do CNIS 
 
Principal base de dados sociais do país, com informações estratégicas para a formulação de políticas de governo, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) completou 30 anos em julho. O CNIS é um consórcio que reúne, além da Dataprev, guardiã dos dados, do Serpro e do INSS, que é o principal mantenedor, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, a Receita Federal, a Secretaria de Previdência e do Trabalho, entre outras entidades e órgãos.
 
 
Logo do cnis
 
 
 
 
AGOSTO
 
Meu INSS 4
 
Prova de Vida do INSS é desenvolvida em parceria com a Dataprev. A partir deste ano, segurados do INSS passaram a poder, com o uso de biometria digital e facial e por meio de um smartphone com o aplicativo “Meu INSS”, realizar a prova de vida sem sair de casa. O objetivo é que idosos possam cumprir a exigência sem precisar ir até uma agência bancária, principalmente aqueles com mais dificuldades de locomoção. Atualmente, a comprovação é feita anualmente.
 
 
 
Selo A3P
Pelo quarto ano seguido, a Dataprev conquistou, em agosto, o selo A3P, que certifica boas práticas de gestão ambiental, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente às empresas que adotam práticas e metodologias previstas na Agenda Ambiental na Administração Pública. 
 
Selo A3P
 
 
 
 
 
SETEMBRO
 
Compartilhamento
 
Uma nova etapa do compartilhamento de espaços físicos entre Dataprev e Serpro teve início em setembro, com a expansão do modelo de cooperação executado em Minas Gerais para os estados do Paraná e de São Paulo, com cronogramas distintos para ocupação. Em ambos os casos, a iniciativa visa a redução de despesas com aluguéis e gastos de manutenção das unidades regionais das duas empresas de TI.
 
 
Banco de imagem
 
 

 
 
 
 
CTPS Digital 
 
Em mais uma etapa da Transformação Digital de seus serviços, o Governo Federal editou, em Setembro, uma portaria que regulamenta o uso da Carteira de Trabalho Digital, que substitui a carteira em papel. Com a mudança, a nova versão do aplicativo desenvolvido pela Dataprev permite a emissão da Carteira de Trabalho Digital apenas com o CPF, que passa a ser o único número necessário para contratação de trabalhadores em empresas aderentes ao e-Social.
 
CTPS digital no celular
 
 
 
 
 
 
OUTUBRO
 
Novo Portal 
 
Reformulado em outubro, o Portal Dataprev ganha layout mais moderno e passa a ter foco nas soluções desenvolvidas pela empresa. Dividido em quatro grupos – para governo, para empresas, para o cidadão e exclusivas – o portfólio virtual traz ferramentas para as áreas de Nuvem, Inteligência de Negócio e Desenvolvimento, além de produtos feitos sob medida para os clientes e aqueles voltados para facilitar o acesso do cidadão a serviços públicos, como a Carteira de Trabalho Digital, o Sine Fácil e o Meu INSS.
 
cartaz do portal
 
 
 
  
 
CTPS  2
Em outubro, a Carteira de Trabalho Digital ultrapassou marca de 1 milhão de usuários. Desse total, 86% dos downloads foram realizados em dispositivos Android e 14%, em iOS. Apontada pela Revista Exame como uma das cinco boas opções de aplicativos a serem instalados em smartphones, desde setembro, a Carteira de Trabalho Digital substitui o documento em papel, trazendo comodidade para o trabalhador, além de reduzir custos e burocracia. 
 
CTPS digital
 
Compartilhamento 2
 
Dataprev recebe empregados do Serpro em SP, em nova etapa do compartilhamento de espaços entre as duas empresas, realizada em outubro. Inicialmente foram transferidos 66 empregados para o prédio da Dataprev no Brás. A medida visa a redução de despesas com aluguéis e gastos de manutenção das unidades regionais das empresas de TI. 
 
 
Dataprev recebe empregados do Serpro
 
 
 
 
 
 
Hacktudo 
 
Uma das atrações de festival de cultura digital, pelo segundo ano consecutivo, a Hackathon Dataprev fez parte do festival de cultura digital Hacktudo. A equipe JampaHackTeam, que conquistou o primeiro lugar, desenvolveu uma solução que monitora o uso do dinheiro enviado diretamente às escolas pelo FNDE por meio do acompanhamento dos investimentos tendo como indicador o resultado alcançado pelos alunos (IDEB). Além das maratonas, atividades como palestras, oficinas, apresentações de drones e robôs, entre outras atrações, fazem parte do festival, que aconteceu em outubro.
 
Marca do hacktudo
 
 
 
 
Future Gov 2019 
 
Com apresentação da palestra "Cloud e Edge computing são o futuro do Data Center?", a presidente da Dataprev, Christiane Edington, participou do congresso Future Gov, voltado à criação de networks, geração de negócios e troca de experiências. Em sua 21ª edição, o evento, considerado um dos maiores e mais importantes eventos de tecnologia, telecomunicação e transformação digital da América Latina, ocorreu 28 a 31 de outubro, no São Paulo Expo.
 
 
 
Presidente da Dataprev na palestra
 
 
 
 
 
 
NOVEMBRO
 
Dataprev 45 anos 
 
A Dataprev comemorou, em novembro, 45 anos de excelência nos serviços digitais prestados à sociedade. A consolidação das conquistas, o foco na promoção da cidadania digital para todos, o orgulho de se trabalhar numa empresa que jamais atrasou o processamento de aposentadorias e benefícios à população e que fomenta a inovação como parte fundamental do projeto de transformação digital do país foram a tônica da celebração.
 
 
Celebração dos 45 anos da Dataprev
 
 
 
 
 
 
Reforma da Previdência
 
A Dataprev conta com mais de vinte e cinco analistas e desenvolvedores trabalhando exclusivamente na adaptação e no desenvolvimento de sistemas para adequar suas soluções à Reforma da Previdência. A Reforma foi realizada com o objetivo de reduzir o défict nas contas da Previdência Social e gerar uma economia de creca de R$ 800 bilhões em 10 anos, de acordo com estimativa oficial.
 
Meu INSS no celular
 
 
 
 
 
AI: Dataprev apresenta Isaac 
 
Contou com o apoio da Dataprev a 5ª Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O evento coloca a agenda de inovação no centro da estratégia de governo para acelerar o progresso rumo à solução dos desafios do setor público. Com o tema “Governo para as Pessoas”, em 2019, a Semana de Inovação abordou, entre outros assuntos, a Inteligência Artificial em Políticas Públicas. No evento, a Dataprev apresentou “Isaac”, uma solução de Inteligência Artificial desenvolvida pela empresa para agilizar a análise de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
Semana da inovação
 
 
 
 
 
Carta de Serviços ao Cidadão
 
Como previsto na Lei 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e a defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública, a Dataprev publicou, em novembro, sua Carta de Serviços ao Cidadão, na qual constam, entre outras informações, os serviços prestados pela Dataprev diretamente aos cidadãos e aos seus clientes, assim como seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.
 
Capa da carta
 
 
 
 
 
DEZEMBRO
 
Hackathon Fiocruz
 
O Hackathon Fiocruz 2019, evento promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde que teve a Dataprev entre os patrocinadores, anunciou em dezembro, os vencedores da maratona tecnológica que tinha como objetivo a criação de soluções inovadoras para o Sistema Único de Saúde, o SUS. Entre os protótipos criados estiveram uma rede digital que envolva a população no combate às arboviroses; um aplicativo para ajudar no tratamento de pessoas com tuberculose; a criação de um “chatbot” — robô virtual capaz de passar informações à semelhança de um humano — para atuar em canais de comunicação da Fiocruz; e uma plataforma para ampliar a vigilância de focos de carrapatos transmissores da febre maculosa.
 
Equipe na fiocruz
 
 
 
 
 
 
Calculadora 
 
Para facilitar a vida do cidadão brasileiro, a Dataprev desenvolveu, em dezembro, um simulador de aposentadoria que permite saber quanto tempo falta para se aposentar, de acordo com as novas regras da Previdência, e é capaz de realizar simulação da aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, de forma simples e intuitiva. A ferramenta inclui todos os tipos de profissionais que se enquadram na regra geral.
 
 
 
Meu inss no celular
 
 
 
 
 
 
PDI

O PDI 2019, realizado em dezembro na Dataprev, contou com a adesão de 217 empregados, de 21 estados, em dezembro. Para marcar a data, foram realizados eventos simultâneos, em diversos estados.
 
PDI no Rio de Janeiro
 
 
 
 
 
 
Empresa Cidadã 
 
E para encerrar o ano com “chave de ouro”, pelo quinto ano consecutivo, a Dataprev foi premiada com o Certificado Empresa Cidadã, oferecido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Rio de Janeiro, em dezembro. O projeto é uma parceria entre CRCRJ, Firjan e Fecomércio e tem como objetivo incentivar a elevação da qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de Organizações de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil.
 
 
Equipe com certificado
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PRÊMIOS CONQUISTADOS PELA DATAPREV EM 2019
 
DCD Awards Latin America

Dataprev ganhou, em setembro, dois prêmios, e foi tetracampeã no DCD Awards Latin America 2019. A empresa foi reconhecida como a melhor em prestação de serviços digitais no setor público no evento. A Dataprev venceu ainda outra categoria da premiação: a de Inovação na Melhoria da Eficiência Energética no Data Center. A cerimônia de premiação aconteceu na Cidade do México.
 
Cartaz do DCD
 
 
 
 
 
 
Transformação Digital 2
 
O projeto de Transformação Digital do INSS foi o 'Case de Sucesso' mais votado da 10ª edição do 4CIO DF, que ocorreu paralelamente à 1ª edição do 4CIO JUD Nacional, em agosto. O encontro reuniu especialistas para debater os impactos da hiperconectividade nas empresas e no cotidiano das pessoas.
 
 
Imagem de arquivo
 
 
 
 
Meu INSS

O aplicativo “Meu INSS” foi anunciado, em setembro, como um dos vencedores na categoria “Inovação em serviços e políticas públicas no Poder Executivo Federal”, na 23ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público, realizada na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
 
 
 
Equipe na ENAP
 
 
 
 
 
b-CPF e b-CNPJ
 
O projeto "b-CPF e b-CNPJ - Blockchain das bases cadastrais da Receita Federal do Brasil (RFB)", soluções desenvolvidas pela Dataprev, foi o primeiro colocado no 18º Prêmio Criatividade e Inovação da RFB, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Além de certificação, troféu e publicação dos relatos, os projetos premiados receberam o montante de R$ 40 mil.
 
 
Banco de imagem
 
 
Banco de imagem