Ir para o conteudo 1

Cartaz do evento com a palavra Acessibilidade e a logomarca do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz O Portal Dataprev — que ficou em primeiro lugar na categoria "Projetos Web Governamentais" do Todos@Web, Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web 2016 — será um dos projetos apresentados, na próxima quinta-feira (30), durante o seminário “Experiências e desafios para comunicação, informação e saúde”.

O evento, promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), será realizado das 9h às 12h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

“O objetivo é mostrar que qualquer site pode ser acessível, desde que seja colocado desde o início o conceito da acessibilidade. Os padrões de desenvolvimento web possibilitam a construção de produtos de qualidade e contribuem para uma web acessível para todos”, ressalta o desenvolvedor Fabio Gameleira, da Unidade de Desenvolvimento Rio de Janeiro (UDRJ), responsável pelo desenvolvimento do portal, que representará a Dataprev no seminário.

De acordo com informações divulgadas pela instituição, serão discutidos os desafios para a realização de pesquisa e o desenvolvimento de práticas comunicacionais e informacionais acessíveis em saúde. Serão expostas diferentes experiências existentes para inclusão e garantia dos direitos de pessoas com deficiência.

Conteúdos como os resultados da pesquisa “Compreensão de conteúdo multimídia na web por deficientes auditivos pré-linguísticos: um estudo de caso com campanhas de saúde” e os desafios para acessibilidade a pessoas cegas em serviços de atendimento em saúde estão entre os temas a serem abordados.

O evento marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, e comemora também o segundo aniversário do GT Acessibilidade do Icict/Fiocruz. Como debatedores e debatedoras, o evento contará com a presença de: Alexandre Clécius (instrutor e intérpretes de Libras); Virgínia Vendramini (artista plástica e professora aposentada); Ney Cavalcante (professor e coordenador da Alumni COPPEAD e ESPM); além de Fabio Gameleira (Dataprev).

O seminário contará com intérpretes da Língua de sinais brasileira (Libras) e terá transmissão online pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Serviço

Seminário Dois anos do Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict/Fiocruz: experiências e novos desafios para comunicação, informação e saúde

Data: 30 de novembro de 2017

Horário: 9h às 12h30

Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro

Inscrições: http://eventos.icict.fiocruz.br

Transmissão on-line: https://youtu.be/ODIgv8NgXHY

Acesse aqui a descrição textual da programação

Folder do evento com o horário das palestras